Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 27 de Março de 2010 às 13:47
Por: Rodrigo Maciel Meloni

    Imprimir


Matusalem Teixeira
Matusalem Teixeira

Alunos de escolas municipais, estaduais, dos cursos universitários de Biologia e Geografia e integrantes de Organizações Não-Governamentais (ONG) participaram hoje (27.3) pela manhã, de evento que encerrou as comemorações alusivas a Semana Nacional da Água. O evento teve início no Dia Da Água, comemorada em 22 de março. O secretário de Meio Ambiente de Rondonópolis, Lindomar Alves, representou o prefeito Zé do Pátio durante o acontecimento.

Lindomar Alves esclareceu que um dos principais trabalhos da atual administração sobre a questão ambiental é conscientizar a população e fazer com que a mesma tenha uma postura mais ativa na preservação da natureza.

Ele citou alguns problemas relacionados à rede de esgoto e a falta de cuidados da população, que muitas vezes acaba por contribuir no agravamento da poluição dos rios, despejando esgoto em galerias que tem por finalidade a captação de água fluvial.

Logo depois os presentes receberam informações sobre como funciona a manutenção do coroamento das mudas de árvores frutíferas e nativas, plantadas há um ano no córrego Lajeadinho.

Segundo Lindomar o coroamento é a limpeza numa conferência de 50 centímetros em torno das espécies que visa aparar o mato e as ervas daninhas que brotam em volta da árvore e a impedem de crescer. O técnico ambiental Eorlando Oliveira deu explicações sobre as espécies e o funcionamento das nascentes no ecossistema.  

A Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) iniciou a limpeza da área ambiental do Lajeadinho na última quinta-feira (25.3), em conjunto com parceiros do Horto Florestal.

PROGRAMAÇÃO – Entre os eventos promovidos pela secretaria em comemoração a Semana da Água destacaram-se a limpeza das margens de córregos como o Córrego do Escondidinho no bairro Pedra 90. Na quarta-feira (23.3) foi realizado ciclo de palestras no auditório da Unic, com a participação de autoridades na área ambiental.

Assuntos como o Papel do Ministério Público na defesa do Meio Ambiente, Construção Irregular em Áreas de Preservação Permanente (APP), Lixo Urbano em Rondonópolis e a Construção da Agenda 21 Local foram abordados durante o evento.

Na quinta-feira (24.3) foi realizado um Sarau Cultural Ambiental no Casario. Música, teatro e poesia discutiram o papel do meio ambiente na sociedade.

ARBORIZAÇÃO – Uma das dúvidas mais pertinentes da população é sobre a arborização urbana. Sobre essa questão, Lindomar e Eorlando explicaram alguns fatos. “Para recuperar áreas degradadas ou mesmo plantar uma muda em frente de casa é preciso pedir autorização para a Secretaria de Meio Ambiente. Isso porque em alguns casos a raiz pode danificar redes de esgoto e as copas podem avariar a rede elétrica”, explicou Lindomar.

Eorlando acrescentou que para plantar é preciso estar atento as particularidades de cada espécie. “Existem técnicos capacitados para avaliar certos pormenores, como não plantar em esquinas, cultivar uma árvore com espaçamento de 10 metros, conhecer o tipo de raiz, se ela vai receber iluminação suficiente. Plantar uma árvore exige vários cuidados”, pontuou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138012/visualizar/