Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 26 de Março de 2010 às 10:05

    Imprimir


Uma pesquisa feita pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, revela que as diferenças nos preços dos produtos de Páscoa são expressivas. A maior variação identificada nos ovos foi de 89,99%; nas caixas de bombons, 80,05%; e nos bolos de Páscoa, 68,09%.

 

Os produtos também ficaram mais caros. Na comparação entre as pesquisas de 2009 e 2010, constatou-se que houve, em média, acréscimo de 5,79% nos preços dos ovos de Páscoa; de 7,24% nos bolos de Páscoa, e de 9,72% nos bombons. As diferenças são maiores do que a inflação do período, que ficou em 5,05% entre março de 2009 e fevereiro de 2010, segundo o IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
 

Produtos que apresentaram as maiores diferenças de preços neste ano:


Ovos de Páscoa

Diferença: 89,99%
Produto: Trakinas Meio a Meio c/ brinquedo - n°15 - 120g – Lacta
Maior preço: R$ 18,98 (Walmart - Oeste)
Menor preço: R$ 9,99 (Kanguru - Leste)
Diferença valor absoluto: R$ 8,99

Bolos de Páscoa

Diferença: 68,09%
Produtos: Bella Páscoa Light - 500 g - Village
Maior preço: R$ 12,59 (Extra - Centro)
Menor preço: R$ 7,49 (Kanguru - Leste)
Diferença valor absoluto: R$ 5,10

Caixas de Bombons

Diferença: 80,05%
Produto: Grandes Sucessos da Lacta – 400 g - Lacta
Maior preço: R$ 7,49 (Lojas Americanas - Centro)
Menor preço: R$ 4,16 (Wal Mart - Oeste)
Diferença valor absoluto: R$ 3,33

Em nota, o Procon-SP avisa que o consumidor deve ficar atento às especificações contidas na embalagem principalmente quanto ao prazo de validade, à composição e ao peso líquido do produto.

- Quando há brinquedos no interior do produto, a embalagem deve apresentar o selo do Inmetro e a faixa etária para qual é indicado.

Também é importante saber que a numeração indicada na embalagem do ovo não representa, necessariamente, o mesmo peso ou tamanho - tanto para os produtos do mesmo fabricante, quanto para diferentes fabricantes.

- O mercado de produtos de Páscoa é bastante diversificado, com produtos específicos de cada fabricante, o que impossibilita uma comparação de qualidade e, portanto, de preços entre as diversas marcas.

A pesquisa foi realizada nos dias nove e dez de março e envolveu dez estabelecimentos comerciais, distribuídos pelas cinco regiões de São Paulo. Foram pesquisados 157 itens.

O estabelecimento Andorinha, da região Norte, foi o que apresentou a maior quantidade de produtos com menor preço: 67 de 123 produtos encontrados (54,47%).

Número de itens, por estabelecimento, com preços menores ou iguais aos preços médios obtidos:

Norte
Pastorinho – 74 itens de 102 encontrados (72,55%)
Andorinha – 123 itens de 140 encontrados (87,86%)

Sul
Pão de Açúcar – 68 itens de 128 encontrados (53,13%)
A Chocolândia – 86 itens de 100 encontrados (86%)

Leste
Compre Bem – 38 itens de 97 encontrados (39,18%)
Kanguru – 148 itens de 155 encontrados (95,48%)

Oeste
Walmart – 25 itens de 120 encontrados (20,83%)
Carrefour – 59 itens de 121 encontrados (48,76%)

Centro
Lojas Americanas – 4 itens de 105 encontrados (3,81%)
Extra Hipermercados – 82 itens de 138 encontrados (59,42%)





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138169/visualizar/