No fim de semana, montadoras vão tentar se livrar de parte dos estoques antes da alta de preços após o fim do estímulo
Feirões agitam a última semana com IPI baixo
As montadoras se mobilizaram para um fim de semana aquecido de vendas, quando pretendem desovar grande parte dos estoques formados num mês em que intensificaram a produção para aproveitar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que termina na quarta-feira. O corte do imposto, em vigor desde dezembro de 2008, foi apontado como um dos responsáveis pelo recorde de vendas obtido no ano passado, de 3,1 milhões de veículos.
Com a volta da alíquota integral, os preços dos carros devem subir entre 3% e 4%, ainda que o repasse não ocorra de imediato ou integralmente. Algumas marcas acreditam que os modelos nos pátios das lojas continuarão com descontos, mas aqueles que estão em falta vão chegar mais caros. Concessionários da General Motors já receberam comunicado para repassar o aumento da alíquota a partir de 1.º de abril.
Até quarta-feira, as vendas acumuladas de automóveis e comerciais leves no mês somavam 221,7 mil unidades, montante que já ultrapassa toda a venda de fevereiro, de 221 mil unidades. Falta computar, porém, os licenciamentos do Estado de São Paulo nos últimos quatro dias.
O sistema de informática do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) foi afetado pelo rompimento de cabos de fibra óptica da Telefônica, atingidos durante os trabalhos de prolongamento da nova linha do Metrô, e os registros estão suspensos.
Pelo ritmo diário de vendas, os números, por enquanto, apontam para vendas inferiores às projetadas pelas montadoras, de 320 mil unidades neste mês. Para tentar garantir o recorde mensal, todas as marcas programaram ações para este fim de semana, com feirões em shopping centers ou na rede de revendas.
O apelo será mais na mídia, pois boa parte das promoções está em vigor há algumas semanas. É o caso, por exemplo, da GM, que mantém ação oferecendo o dobro do desconto do valor da redução do IPI. Também oferece plano de pagamento com zero de entrada e redução de 50% nas primeiras 12 parcelas do financiamento em até 60 meses.
Fila. A rede de concessionárias Chevrolet Anhembi, com quatro lojas na capital, partiu para uma promoção extra e colocou mais de 300 unidades do Classic e do Prisma Joy a preços de nota fiscal de fábrica. "Vamos comprovar a promoção colocando as notas fiscais nos para-brisas dos carros", informa Rodrigo Callado, gerente de vendas do grupo. O Classic sai por R$ 25,9 mil e o Prisma por R$ 28,9 mil.
Além do Agile, que já tinha espera de 30 dias, estão em falta versões do Corsa e do Vectra. Na Fiat, a picape Strada cabine dupla tem fila de dois meses e o furgão Doblò de até três meses. Versões de Fox, Voyage e Polo, da VW, também estão em falta.
A Fiat fará três feirões na Grande São Paulo, no Shopping Aricanduva, no Extra Anchieta e no terreno ao lado do Playcenter, na zona norte da capital. O Mille é oferecido a R$ 21,9 mil, um desconto de 4% além do preço já com IPI reduzido. Em dezembro de 2008, antes do corte do imposto, era vendido a R$ 23,4 mil.
R$ 1 de entrada. A Peugeot realiza o primeiro feirão da marca neste ano, no estacionamento do Center Norte. A Volkswagen optou por ações nas próprias concessionárias e tem como chamativo toda a linha com entrada de R$ 1 e primeira parcela do financiamento após a Copa da África, em junho. A Renault também aceita o primeiro pagamento após a Copa. A Honda ampliou o horário de atendimento até as 20 horas nas lojas de todo o País no sábado e no domingo e vende a linha nacional com juro zero em 24 parcelas, mais entrada de 50% do valor do carro.
Um grupo de revendas VW, Ford, Fiat, GM e Renault realiza o feirão "Força das marcas" no Parque Cecap, em Guarulhos, com 2 mil veículos e plano de financiamento em até 80 meses.
O corte do IPI foi dado pelo governo para atenuar os efeitos da crise internacional. A medida foi prorrogada três vezes. Hoje, o IPI dos carros flex 1.0 está em 3% e o dos carros até 2.0, em 7,5%. Em abril, volta para 7% e 11%, respectivamente.
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