Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Quinta - 25 de Março de 2010 às 22:55
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


    O empresário Mauro Mendes, que se afasta na próxima semana da presidência da Federação das Indústrias (Fiemt) para se dedicar à pré-candidatura a governador pelo PSB, está determinado a "amarrar" em seu palanque o PPS e já propôs até que o prefeito de Lucas do Rio Verde, cidade-pólo do Médio-Norte, empresário Marino Franz, seja o vice de sua chapa. A dobradinha majoritária PSB-PPS tem aval do presidente estadual da legenda socialista, deputado Percival Muniz. Embora as composições não estejam definidas devido ao risco de intervenção nacional, membros do diretório do PPS no Estado se movimentam pelo acordo com Mendes. Para concorrer a vice, Marino precisa renunciar à cadeira de prefeito até 3 de abril. Essa possibilidade cria expectativa em torno do vice-prefeito Joci Piccini, que concluiria mais de dois anos de mandato. 

    O problema é que a orientação da direção nacional, sob Roberto Freire (PE), é do PPS marchar com o tucanato, em apoio ao nome de Wilson Santos ao Palácio Paiaguás, o que tiraria a legenda dos braços de Mendes. Esse entendimento com o PSDB avançou tanto que o diretório do PPS da Capital, capitaneado pelo vereador Ivan Evangelista, voltou a ocupar cargo de primeiro escalão no governo Wilson, mesmo num momento em que o prefeito se prepara para entregar o pedido de renúncia.

    Marino foi vice-prefeito de Lucas do Rio Verde na gestão Otaviano Pivetta, hoje deputado estadual e presidente do PDT no Estado. Com a eleição do pedetista à Assembleia, Marino assumiu como prefeito e se reelegeu em 2008 com 11.819 votos (73,11% dos válidos). Ele tem perfil mais técnico que político. Nos bastidores, Mendes tem observado que o nome de Marino fortaleceria sua chapa e o grupo que tenta construir uma terceira via porque representa uma região onde o provável adversário Silval Barbosa (PMDB) possui base forte. Nesse caso, Mendes, que é da Grande Cuiabá, contraporia o peemedebista com um vice que abrangeria o Médio-Norte e o Nortão. Além disso, consolidaria adesão de vez do PPS.

    Perfil

    Dos 141 prefeitos mato-grossenses, Marino figura na lista de mais rico, segundo dados oficiais do Tribunal Regional Eleitoral. Produtor de soja, possui bens avaliados em R$ 46,8 milhões. Na relação de patrimônio pessoal estão 303 itens, incluindo fazendas em Nova Mutum, Tabaporã, Tapurah, Ipiranga do Norte e Lucas do Rio Verde, empresas, veículos, maquinários e equipamentos agrícolas. Se confirmar a composição majoritária na corrida à sucessão estadual, o bloco da terceira via será liderado por dois milionários.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138234/visualizar/