Agentes de saúde de Rondonópolis são parceiros nas ações preventivas
A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Ações Programáticas realiza nos meses de março e abril uma capacitação com os profissionais da área. O tema Segurança e Saúde no Trânsito, busca a formação de multiplicadores com o objetivo de inibir os acidentes nas ruas e avenidas públicas de Rondonópolis. A proposta da ação é que os agentes comunitários levem ao conhecimento das famílias a importância da mudança de hábitos ao volante.
Para a gerente do Departamento, Mariúva Valentim, quando o trânsito é desenvolvido com educação todos são beneficiados. “Para trabalhar, ir à escola, ou até mesmo para diversão estamos constantemente desempenhando papeis no sistema de trânsito. Seja como condutor, passageiro ou pedestre. Por isso é essencial a mudança de postura para que esses números sejam reduzidos”, destaca.
Segundo dados da Secretaria de Transporte e Trânsito do Município, nos dois primeiros meses de 2010 foram registrados 802 acidentes com 10 mortes. “Esses dados comprovam a existência de sérios problemas de saúde publica”, enfatiza Mariúva, “tanto pelo elevado custo econômico quanto pelo sofrimento dos familiares”, conclui.
A gerente do Programa Saúde no Trânsito, Laurinda Maria Vasconcelos Cardoso, aponta 2010 como prioridade nas ações de prevenção aos acidentes de trânsito. “Todas as Unidades Básicas e do Programa de Saúde da Família estão recebendo até o dia 9 de abril a equipe técnica da Setrat e participando do treinamento. A ideia é promover mudanças de comportamento e estimular na população a adoção de hábitos saudáveis”, disse.
Comentários