Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 24 de Março de 2010 às 19:54
Por: Emili Archer

    Imprimir


Matusalém Teixeira

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente do Município – Semma, comandada por Lindomar Alves, realizou nesta quarta-feira (24), uma reunião com entidades organizadas e Ministério Público, para avaliar as ações do homem quanto à preservação e o cuidado com a saúde da água, da fauna e da flora. O seminário é parte da programação em comemoração ao Dia Mundial da Água, instituído em 22 de março.

“Quando discutimos sobre o descaso com o meio ambiente, citamos outras cidades. Mas sabemos que o problema existe em Rondonópolis e é nossa tarefa buscar soluções para melhorar a qualidade de vida da comunidade. A meta é trabalhar a preservação para que as gerações futuras tenham um espaço com vegetação, água pura e em abundância”, destaca o secretário.

A promotora Joana Maria Bortoni Ninis ministrou uma palestra sobre a atuação do Ministério Público nas questões ambientais em Rondonópolis. Segundo ela, as pessoas devem entender que as plantas, as flores, a água e os animais precisam viver. “Somos parceiros do Município e buscamos fiscalizar toda a atitude e qualquer desrespeito com o meio ambiente. Vamos preservar e economizar o bem tão essencial para a vida”, pede.

Outros temas discutidos entre os participantes são as implicações das edificações em áreas de preservação ambiental. O professor da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Jorge Luiz Gomes Monteiro, falou das construções irregulares em área de preservação. A doutora em Desenvolvimento Sustentável, Andréia Aguiar Azevedo, e o engenheiro ambiental do Sanear, Hermes Ávila de Castro, abordaram a necessidade da arborização urbana e da recomposição da mata ciliar na recuperação das nascentes.

O seminário foi acompanhado pelo 2º tenente do 18º Grupo de Artilharia de Campanha – GAC, Vanderlei Pereira, e pela coordenadora da Ong Amigos do Lajeadinho, Maria Isabel Pereira da Silva, além dos acadêmicos da Unic Rondonópolis.

A programação da Semana das Águas segue na quinta-feira (25), a partir das 18 horas. O sarau com artistas locais acontece junto com a programação cultural do Casario. A comemoração continua no sábado (26), com o dia de campo que vai levar orientação e prática na recuperação de nascentes, a partir das 7 horas, na região do Campo Limpo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138419/visualizar/