Descumprimento de metas deixa 14 cidades de MT entre desmatadores
Quatorze municípios mato-grossenses continuam na lista dos maiores desmatadores do país por não cumprir as metas exigidas pelo Ministério do Meio Ambiente em 2008. Ao todo, 23 municípios compõem a relação divulgada, há pouco em entrevista coletiva para anunciar as ações para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal.
Dos 14 municípios de Mato Grosso citados na lista, 13 deles não conseguiram cumpri com a meta de cadastramento ambiental rural. Segundo o secretário do Meio Ambiente dp Estado, Luiz Henrique Daldegan, tais municípios estão próximos a sair da "lista negra". "Quatorze deles alcançaram 56% do cadastramento de propriedades rurais, sendo que a meta é o registro de 80% das propriedades", explicou em entrevista ao Olhar Direto.
Já Marcelândia foi inserida na relação por não cumprir a meta de redução do desmatamento. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) exigiu a diminuição de, ao menos, 40% do desmatado entre os anos de 2004 e 2007.
A terceira meta foi atingida por todos os municípios: desmatamento igual ou inferior a 40 km². Em entrevista à reportagem, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, lamentou o fato, mas afirmou que ainda é possível cumpri a meta ainda em 2010, através do esforço concentrado dos Estados e municípios.
Confira a lista dos desmatadores
1. Nova Ubiratã
2. Juara
3. Cotriguaçu
4. Peixoto de Azevedo
5. Juina
6. Brasnorte
7. Nova Maringá
8. Porto dos Gaúchos
9. Vila Rica
10. Paranaíta
11. Confresa
12. Querência
13. Alta Floresta
14. Marcelândia
15. Ládra (AM)
16. Cumbari (PA)
17. Rondon (PA)
18. Santana do Araguaia (PA)
19. Santa Maria das Parreiras (PA)
20. Tailândia (RO)
21. Nova Mamorã (RO)
22. Machadinho D’Oeste (RO)
23. Pimenta Bueno (RO)
Comentários