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Quarta - 24 de Março de 2010 às 16:13

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A premiação dos vencedores da segunda edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo está prevista para acontecer em 1º de junho, em Brasília. Ao todo são R$ 93,5 mil em prêmios. As inscrições encerraram no dia 5 de março com 875 participantes de todas as regiões do país. São 257 a mais do que os 618 da edição anterior, sendo 23 da região Norte, 195 do Nordeste, 134 do Centro-Oeste, 153 do Sul e 370 do Sudeste.

O prêmio é oferecido pelo Sebrae, em parceria com a Revista Imprensa. O objetivo é reconhecer e valorizar trabalhos jornalísticos que tratam dos micro e pequenos negócios e, assim, ampliar a informação sobre o assunto e contribuir para um ambiente favorável à criação e desenvolvimento desses empreendimentos. A premiação tem o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom).

Os temas das reportagens deste ano são Práticas Vitoriosas em Pequenos Negócios, Empreendedorismo, Cooperação, Competitividade, Iniciativas de Inovação e Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06).

Os participantes concorrem em quatro categorias: Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo e Webjornalismo. Também há duas premiações especiais, uma para a Melhor Reportagem sobre Empreendedorismo e o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo. Este último prêmio será escolhido entre as melhores reportagens das quatro categorias, mas de forma que um trabalho não seja premiado duas vezes. Também haverá Menção Honrosa para Fotojornalismo e Repórter Cinematográfico.

Etapas regional e nacional

O vencedor do Grande Prêmio receberá R$ 25 mil. Os vencedores de cada uma das quatro categorias e o do Prêmio Especial do Júri ganharão R$ 12,5 mil cada um, e as Menções Honrosas de Fotojornalismo e de Repórter Cinematográfico receberão R$ 3 mil cada.

Numa primeira fase haverá apreciação dos trabalhos por júris regionais, quando serão selecionados um por categoria de cada uma das cinco regiões. Entre eles um júri nacional definirá os vencedores. Os júris regionais e o nacional serão integrados por representantes do Sebrae, da Revista Imprensa, da Fenaj e da Intercom. A previsão é de que a relação de finalistas seja publicada em abril pela Agência Sebrae de Notícias e pelo Portal Imprensa.

As novidades desta segunda edição são a premiação especial para reportagem sobre empreendedorismo e o fato de que o Grande Prêmio não será cumulativo com premiações por categoria, como ocorreu na edição passada. “O objetivo é ampliar o número de trabalhos premiados e as oportunidades para mais jornalistas. Com isso, ganham os jornalistas e também os micro e pequenos negócios, com mais informações sobre temas do seu interesse”, explica a gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae, Cândida Bittencourt.






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