Varejistas estão otimistas com Páscoa
A maior parte dos empresários do varejo, 58%, espera aumento de faturamento na Páscoa em relação à mesma data de 2009, de acordo com levantamento da Serasa Experian realizado com 1,010 mil executivos do varejo e divulgado nesta segunda-feira (22). O percentual é o maior desde que a pesquisa teve início, em 2006. Do total, 32% acreditam que o faturamento será igual e 10% acham que cairá. Os empresários esperam, em média, aumento de 4,5% nas vendas do período.
As grandes empresas do varejo são as mais otimistas com a data: 88% acreditam que as vendas crescerão em relação à Páscoa do ano passado. O otimismo é um pouco menor entre as médias e as pequenas empresas, entre as quais o percentual cai para 68% e 55%, respectivamente. Entre as pequenas e médias, 34% acreditam que o faturamento estará no mesmo nível do registrado na Páscoa 2009, e 11% apostam em recuo.
Na Páscoa de 2009, durante o período mais crítico da crise no Brasil, apenas 28% dos empresários tinham expectativa de aumentar o faturamento, enquanto 36% esperavam repetir o faturamento da mesma data de 2008 e os outros 36% previam queda. O crescimento médio esperado para o faturamento é de 9,3% e, na visão dos que esperam queda, o decréscimo será de 8,7%. Levando-se em consideração as parcelas do empresariado que acreditam em elevação (58%), estabilidade (32%) e queda (10%) no faturamento da Páscoa de 2010, isso significa que os empresários esperam um crescimento de 4,5% no faturamento. Na análise regional, os empresários do Sul (63%) são os mais otimistas. Na sequência estão o Norte e Nordeste, com 61% cada; o Centro-Oeste e o Sudeste, com 55%.
Comentários