Defesa Civil realiza ação humanitária em Barra do Bugres
A ação da Defesa Civil do Estado vai além da atuação durante o desastre. Numa parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), e Secretaria de Estado de Saúde (SES), técnicos da Defesa Civil realizaram ação humanitária nessa quarta-feira (17.03), no município de Barra do Bugres (168 km a Médio-Norte de Cuiabá). Dezenas de famílias atingidas pela enchente do dia 15 de fevereiro ao retornarem às suas casas receberam do Governo do Estado cestas de alimentos, colchões e medicamentos. A entrega foi feita em parceria com a prefeitura municipal.
“A expectativa pelos materiais era muito grande principalmente para os moradores da zona rural. Agora que as famílias estão podendo retornar às suas casas e vão retomar a vida com uma ajuda importante do Governo. Só temos a agradecer essa ação e ressaltar o trabalho exemplar que a Defesa Civil fez aqui durante a enchente e principalmente depois”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Maria Azenilda Pereira.
Para dona Regina Gomes, 75 anos, nascida e criada em Barra do Bugres, a enchente do dia 15 de fevereiro foi a segunda maior em 30 anos. “Meu filho era pequeno quando a água entrou aqui e destruiu tudo, hoje, após quase 30 anos, estamos novamente tentando recomeçar e essa ajuda do Governo veio em boa hora”, disse emocionada a mãe de família.
O coordenador de Prevenção e Respostas a Desastres e Reconstrução da Defesa Civil, major BM Elton Guilherme Crisóstomo, explicou que os trabalhos da instituição integram ações pró-desastres. “A ajuda humanitária é um somatório de forças que visa dar condições àquelas famílias afetadas pela enchente a retomarem suas atividades da melhor forma possível. A exemplo do que fizemos em Cáceres, atendendo centenas de famílias, em Barra do Bugres mais de 250 pessoas que moram na área de risco foram beneficiadas”, disse Crisóstomo.
Comentários