Acidente na BR-163 em Nova Mutum provoca 8 km de congestionamento
Um acidente envolvendo duas carretas, na noite deste domingo (14), provocou pelo menos seis quilômetros de congestionamento na BR-163, a dois quilômetros de Nova Mutum, sentido Lucas do Rio Verde. Um dos caminhões estava carregado de soja. Os grãos ficaram espalhados pela pista. Não houve feridos. O trecho passa por manutenções e está sem sinalização, o que aumenta a possibilidade de acidentes.
Estão presos no congestionamento políticos e jornalistas, incluindo uma repórter do RDNews no ônibus da Secom-MT, em viagem a Lucas do Rio Verde para cobrir nesta segunda (15) o lançamento da Ferrovia Centro-Oeste.
O evento contará com a presença do governador Blairo Maggi (PR), além do do governador de Goiás Alcides Rodrigues. Também vão comparecer o secretário Executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o presidente da Valec, José Francisco das Neves, o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo.
Na oportunidade serão mostrados detalhes do projeto, com a possibilidade de discutir com lideranças dos municípios envolvidos a inserção deles no traçado, bem como a participação de cada um no desenvolvimento regional com base nas perspectivas futuras. A apresentação acontece às 9 horas, no Auditório da Faculdade Lasalle.
Ferrovia
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste é a primeira parte da Ferrovia Transcontinental (EF-354). No Plano Nacional de Viação a EF-354 é planejada com 4.400 quilômetros de extensão. Somente para a Ferrovia de Integração Centro-Oeste serão destinados R$ 6,4 bilhões, numa construção de 1.602 quilômetros de ferrovia. O traçado segue de Uruaçu para o leste, passando pelo Distrito Federal, Minas Gerais e chegando ao litoral fluminense. Já os trilhos do oeste, passarão por Vilhena, seguindo rumo ao Acre. O ponto final da EF-354 é a fronteira com o Peru. As obras devem ser concluídas até 2014.
Comentários