Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 12 de Março de 2010 às 19:49
Por: Eliana Bess

    Imprimir


Um Termo de Cooperação Técnica para treinar servidores com o foco de coordenarem ações no município foi assinado entre a Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento) e as prefeituras de Sorriso, Sinop, São Pedro da Cipa, Guarantã do Norte e Colniza. A formação será no Centro de Atendimento Empresarial (CAE) implantado pela Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). Os referidos municípios se comprometeram de no próximo exercício assinarem o Fundo de Desenvolvimento Municipal.

 “De acordo como o Termo de Cooperação os servidores serão treinados para receberem propostas de financiamento, visitar os proponentes, preencher a ficha de cadastro e coletar os documentos dos interessados e avalistas para encaminhar para a Sede da MT Fomento em Cuiabá. Funcionará como uma vitrine, representando o primeiro contato da Agência com o proponente, tirando  as dúvidas mais básicas. Também será capacitado para realizar cobranças dos inadimplentes e elaborar relatórios para nos encaminhar”, explicou Arcleidy Dias Pereira, presidente da MT Fomento.

À MT Fomento compete a coordenação, contratação e acompanhamento das ações a serem executadas nos municípios. Entre suas atribuições constam ainda, acompanhar a cobrança, disponibilizar os recursos, manter a supervisão e o controle das ações dos agentes de créditos (servidores treinados). O servidor será disponibilizado pela prefeitura local.

Com o Termo de Cooperação Técnica, os moradores terão acesso a todas as linhas de financiamento disponíveis na Agência: para Turismo, Indústria e Comércio, Transporte Escolar, Mototáxi e Microcrédito, entre outras.

Não existe um valor limite para cada município, as demandas é que vão direcionar os recursos.

A assinatura dos Termos com os cinco municípios aconteceu no início do mês, resultado de visitas, contatos por email e divulgações das ações em geral, realizadas pela MT Fomento.

Fundo de Desenvolvimento Municipal

Além dos cinco municípios que assinaram o Termo de Cooperação Técnica com a MT Fomento, Cáceres renovou a papelada para que a ação continue na cidade. E o município de Nova Ubiratã aderiu à implantação do Fundo de Desenvolvimento Municipal (FDM). Todas as ações foram realizadas no início de março.

O FDM foi idealizado para fomentar a economia das cidades mato-grossenses criando oportunidades para as pessoas desenvolverem seus projetos. O diferencial é que precisa de uma Lei Municipal para a sua operacionalização, pois é gerido pelo Gestor Municipal. Cabe a cidade focalizar no seu potencial com base nas atividades que a comunidade desenvolve.

O montante destinado ao FDM depende da iniciativa de cada prefeito, sendo que a MT Fomento pode entrar com até o dobro do valor. Por exemplo, no caso da prefeitura destinar R$ 100 mil, a Agência poderá entrar com R$ 200 mil.

Matupá, Figueirópolis do Oeste, Jaciara, Colíder e Alto Taquari (não exatamente nessa ordem) foram alguns dos municípios que já assinaram o Fundo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140018/visualizar/