Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 12 de Março de 2010 às 08:17

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Embrapa Informática Agropecuária vão promover o 3° Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (3° GeoPantanal), em Cáceres, entre os dias 16 e 20 de outubro.

O 3º GeoPantanal é aberto a pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, consultores, técnicos, fiscais ambientais, autoridades governamentais e tomadores de decisão dos setores envolvidos e empresários interessados no uso de geotecnologias no Pantanal.

O evento será uma ótima oportunidade para a divulgação de trabalhos científicos, ampliação do conhecimento sobre aplicação de geotecnologias ao estudo de áreas úmidas, avaliação da aplicação de geotecnologias em estudos ambientais relacionados ao Pantanal e fomento de cooperação inter-institucional e internacional.

Nos dois primeiros dias de Simpósio, dias 16 e 17 de outubro, serão realizados cursos de capacitação, que poderão ser selecionados pelo participante de acordo com sua área de interesse. Na última edição foram oferecidos cursos sobre o uso de tecnologia espacial na educação, GPS no georreferenciamento de imóveis rurais, introdução ao sensoriamento remoto, métodos estatísticos espaciais, entre outros.

Além disso, a organização do evento abre oportunidade para a submissão de artigos relacionados às pesquisas desenvolvidas em áreas úmidas semelhantes ao Pantanal e também para trabalhos de desenvolvimento metodológico que, de alguma forma, possam ser aplicados ao Pantanal.

Para quem desejar submeter artigos, a data limite é 31 de julho. Os três melhores receberão um prêmio da organização do evento e a haverá a publicação dos melhores trabalhos apresentados no evento em periódico classificado no Qualis da Capes.  A publicação dos anais da 2ª edição pode ser acessada em: http://www.geopantanal2009.cnptia.embrapa.br/anais_geopantanal.html.

Estão entre os temas de interesse: a avaliação e a aplicação de dados de sistemas sensores e geotecnologias em estudos do bioma Pantanal e sua bacia hidrográfica, como agropecuária, aplicações computacionais, cartografia e bancos de dados geográficos, educação ambiental, recursos hídricos, zoneamento e planejamento ambiental etc.

O período de inscrição ainda não está aberto. As novidades podem ser acompanhadas na página do evento: www.geopantanal.cnptia.embrapa.br ou no portal da Unemat: www.unemat.br.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140120/visualizar/