Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 11 de Março de 2010 às 19:42

    Imprimir


O número de consultas feitas pelo varejo aos serviços de proteção ao crédito aumentou 5% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, mostra pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo). Em relação a janeiro, o INCC (Índice SCPC Nacional de Crédito Nacional de Crédito ao Consumidor) teve queda de 9,4%.

Para o economista da ASCP, Marcel Solimeo, o resultado mostra que as vendas em fevereiro mantiveram a recuperação iniciada em outubro do ano passado no segmento de bens de maior valor, "alavancada pela expansão do crédito e por estímulos fiscais em alguns setores."

Sobre a queda na comparação com janeiro, o economista atribui a fatores sazonais. "Além de fevereiro ser um mês mais curto, o feriado do Carnaval acaba afetando as vendas".

Na região Norte, o crescimento foi mais acentuado, de 12,4% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2009. No Nordeste e no Sul a taxa ficou em 11,9% e na região Sudeste em 2,9%. Somente no Centro-Oeste houve retração, de 7%.

A respeito das perspectivas para o ano, o economista é otimista. "Continuam favoráveis, desde que o crédito se mantenha disponível, assim como os prazos mais longos do crediário, ainda que ocorra um eventual aumento gradativo dos juros".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140170/visualizar/