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Educação/Vestibular
Quinta - 11 de Março de 2010 às 10:23
Por: Roseli Riechelmann

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Roseli Riechelmann/Assessoria Seduc-MT
Mato Grosso cria 12 novos polos da Universidade Aberta do Brasil
Mato Grosso cria 12 novos polos da Universidade Aberta do Brasil

Mato Grosso vai ampliar o número de pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Um encontro na Secretaria de Estado de Educação, nesta quarta-feira (10/03) entre o diretor da Capes/MEC, Celso Costa, prefeitos e secretários municipais de 12 polos e representantes da Seduc esclareceu o projeto para a criação dos novos centros da UAB.

Os cursos, prioritariamente voltados à formação continuada de professores da rede básica são ofertados em municípios polos. As aulas são semi-presencial (com aulas à distância e presencial) a UAB tem sede local e os professores tutores pertencem as instituições de ensino parceiras ( Universidades Federal, Estadual e IFETES). A universidade é mantida pelo MEC e município.

Estão se candidatando à implantação da UAB os municípios de Água Boa, Aripuanã, Campo Verde, Colniza,Comodoro, Juruena, Poconé, Mirassol D’Oeste, Paranatinga, Rosário Oeste, Vila Rica e Guarantã. Com isso, sobe para 38 o número de municípios no Estado com polos da UAB.

O secretário municipal de Rosário Oeste, Benedito Prado, festeja a possibilidade de ofertar o ensino superior gratuito para a comunidade. “Percebi a importância do fato quando um pai de família chegou na minha frente, com a roupa suja e dinheiro trocado na mão, após ter que vender duas vacas para pagar a faculdade do filho”.

Hoje, no país existem 557 polos ofertando 170 mil vagas para o ensino superior na área de licenciaturas, mas em algumas regiões os cursos atendem outras áreas como administração pública e contabilidade. O objetivo é promover com a graduação o desenvolvimento econômico local. Até o final de 2010 a Capes pretende atender a mais de 700 municípios ofertando o dobro de vagas. “A chegada a Universidade Pública nessas regiões é para muitas pessoas a única oportunidade de emprego e ingresso no ensino superior”, destaca o diretor da Capes, Celso Costa.

Para o Estado, a UAB foi um instrumento para o desenvolvimento na Educação Básica. “Hoje todos os professores da Educação Básica tem o terceiro grau e o acesso à formação continuada”, destaca o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, presente no encontro.

Os benefícios promovidos foram significativos para o Estado. A secretária extraordinária de Apoio às Políticas Educacionais, Flávia Nogueira, cita entre eles o acesso democrático ao ensino superior. Para ela, depois de 2008, a UAB foi um instrumento concreto para a execução do Plano Nacional de Educação, possibilitando a formação de professores.






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