Presos de Barra do Garças receberão serviços eleitorais
Os presos provisórios de Barra do Garças receberão atendimento diferenciado nos dias 2 e 13 de abril pela Justiça Eleitoral. Durante duas horas, o Fórum Eleitoral estará realizando serviços de alistamento, transferência, revisão de dados e emissão de segunda via do titulo de eleitor no presídio municipal. Os trabalhos serão coordenados pelo chefe do Cartório da 9ª Zona, Marcelo Rubles de Almeida. Os títulos impressos serão entregues aos presos no dia 15 de abril (quinta-feira).
Segundo Marcelo Rubles, o trabalho realizado com os presos provisórios de Barra do Garças teve início no dia 02 de maio de 2000, quando foi protocolado um requerimento na 9ª Zona Eleitoral, que solicitava o recadastramento e registro de título eleitoral junto a Cadeia Pública do município com o objetivo de proporcionar aos cidadãos que estivessem presos o direito de votar.
Na época o pedido foi deferido pelo juiz eleitoral e determinou que fosse providenciado o alistamento. No dia 04 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) inseriu no sistema o local de votação e designou uma equipe de servidores da Justiça Eleitoral, que percorreu todas as celas da Cadeia analisando a situação eleitoral de cada preso.
A criação da seção eleitoral foi conhecida nacionalmente, pois foi a primeira do país que possibilitou que presos provisórios pudessem votar. (Com assessoria)
Comentários