Maggi inaugura e lança obras em Rondonópolis
Garantir a acessibilidade dos estudantes, bem como fortalecer as bases estudantis e os movimentos político- sociais que surgem nesse meio. Estes são os principais objetivos das obras de pavimentação e urbanização das vias urbanas e do estacionamento do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e de construção da sede da União Municipal dos Estudantes secundaristas de Rondonópolis, inauguradas na noite desta sexta-feira (05.03) em Rondonópolis pelo governador Blairo Maggi e o vice-governador, Silval Barbosa.
Durante a solenidade de Inauguração do asfalto e urbanização do campus, Maggi recebeu das mãos da reitora da universidade, Cecília Fukiko Kimora, o projeto de emancipação da unidade, para que ela se torne Universidade Federal de Rondonópolis, deixando então de ser uma veia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Maggi disse que vai continuar lutando pela concretização desse sonho tão antigo da população deste polo, que se tornou Rondonópolis, mas fez questão de ‘dividir’ a responsabilidade com o vice-governador, Silval Barbosa, e pediu que no dia 31 deste mês, data em que assume de vez o governo, tome para si a bandeira da emancipação desse campus de da UFMT.
“O conhecimento adquirido aqui vai atrair empresas, melhorar mais ainda a economia e fazer com que Rondonópolis continue sendo esse fenômeno econômico e social que é. Simbolicamente gostaria de passar esse projeto para as mãos do Silval para que como governador, ele continue lutando pela educação e por essa instituição”, disse Maggi.
Silval agradeceu e aceitou o desafio de junto com a bancada de parlamentares federais de Mato Grosso, levar a emancipação do campus da UFMT de Rondonópolis adiante. Durante seu discurso, a reitora agradeceu o Governo do Estado pela obra de aproximadamente R$ 800 mil dentro do campus. “Essa é a primeira vez que um governo estadual coloca em suas políticas, esse campus”, disse Fukiko.
Felicidade externada pelos alunos que aplaudiram e agradeceram o governador pela obra. Alunos como o estudante do curso de Matemática, Cezar Dalberto, que disse com o asfalto as chances de emancipação do campus aumenta muito. “Só temos a agradecer ao Governo do Estado por essa iniciativa. Sabemos que por se tratar de uma universidade federal, não era uma obrigação do Estado. Agora, com o asfalto, o acesso dos cadeirantes aos blocos está garantido, além disso se conseguirmos essa emancipação conseguiremos mais verbas e a abetura de muitos cursos”, disse.
Logo após os descerramentos das placas, Maggi e comitiva seguiram para o centro da cidade onde inauguraram a sede da União Municipal dos Estudantes secundaristas de Rondonópolis (UMES), onde centenas de estudantes lotavam o local. O governador falou aos estudantes sobre a importância do movimento estudantil e das discussões políticas que acontecem geralmente em centros como o que foi entregue essa noite. “O movimento estudantil é um fábrica de líderes, daqui com certeza sairão os nossos futuros políticos”, disse.
Governador e comitiva dão sequência neste sábado (06.03) às inaugurações e lançamento de obras. A programação neste sábado (06.03) começa às 8h30, quando Maggi entrega a ordem de serviço para pavimentação asfáltica de vias urbanas nos bairros Monte Líbano, Liberdade I e II, Jardim Tropical, Jardim Rivera, Jardim Ebenezer, Morada dos Bandeirantes e Vila Canaã.
A tarde, às 16h30 governador, vice e comitiva seguem para Juscimeira, onde no distrito de Fátima de São Lourenço, inauguram 28 quilômetros de asfalto na MT 270, no trecho que liga a BR 364, ao Distrito. Acompanham o governador nas inaugurações o vice-governador, Silval Barbosa, os secretários de Estado de Infraestrurura, Vilceu Marcheti, de Educação, Ságuas Moraes, de Comunicação, Osmar de Carvalho, de Trabalho, Emprego, Cidadania e Ação Social, Terezinha Maggi, bem como parlamentares federais e estaduais.
Comentários