Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Quinta - 04 de Março de 2010 às 19:36

    Imprimir


EFE
O Asiliasaurus viveu há 240 milhões de anos e é uma prova de que os dinossauros apareceram há mais tempo do que se pensa
O Asiliasaurus viveu há 240 milhões de anos e é uma prova de que os dinossauros apareceram há mais tempo do que se pensa

Cientistas descobriram, na Tanzânia, na África, as ossadas de uma criatura parecida com os dinossauros, que viveu na Terra 10 milhões de anos antes do mais velho dos dinos conhecidos, revelou um estudo publicado na revista científica americana Nature.

O Asilisaurus kongwe, que viveu há 240 milhões de anos e media pouco mais de um metro de altura, pertence à espécie silessauro, grupo ligado ao dos dinossauros, que continuou existindo por 45 milhões de anos.

A evidência sobre a existência deste animal, que se alimentava provavelmente de carne e plantas, significa que os dinossauros provavelmente apareceram muito antes do que se pensava, estimam cientistas da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos.

Além disso, é um indicador da riqueza da fauna antes da dominação dos dinossauros no ecossistema do planeta, que durou 165 milhões de anos, explicou Sterling Nesbitt, cientista da universidade americana.

- Esta descoberta sugere que os dinossauros eram apenas um dos grandes e distintos grupos de animais, uma diversidade que explodiu durante o triássico (250 a 200 milhões de anos), entre os quais os silessauros, os pterossauros (répteis voadores), e outros grupos próximos aos crocodilos.

Silessauros e dinossauros teriam vivido lado a lado durante grande parte do Período Triássico.

Pelo menos 14 espécimes de Asilisaurus foram encontrados no sul da Tanzânia. Os cientistas conseguiram reconstruir um esqueleto quase inteiro - faltam apenas pequenas partes da cabeça e da pata dianteira. Segundo os paleontólogos, este quadrúpede pesava entre 10 kg e 30 kg.

A forma dos dentes e a mandíbula inferior em forma de bico levam a crer que a dieta do Asilisaurus kongwe pode ter sido baseada, ao mesmo tempo, em carne e vegetais. Os cientistas acreditam que ele foi carnívoro antes de se tornar onívoro para melhorar suas chances de sobrevivência.

O nome Asilisaurus kongwe deriva das palavras em suaíli (idioma banto) "asili", que significa "fundador"; "kongwe", que significa "antigo"; e de "saurus", lagarto em grego antigo.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140934/visualizar/