Técnicos da Jucemat esclarecem dúvidas durante Seminário de Registro Mercantil
O 2º Seminário Mato-Grossense de Registro Mercantil realizado pela Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) fez a diferença para 130 pessoas, entre elas, profissionais e estudantes. O evento foi sediado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT), na sexta-feira (26.02).
Para o presidente da Autarquia, Roberto Peron, o objetivo do Seminário foi de esclarecer dúvidas simples que acarretam na devolução de processo e ouvir sugestões dos contabilistas de acordo com a demanda da classe. “38% dos processos protocolizados na Junta são devolvidos. Na maioria das vezes, os erros são simples. Por isso quisemos demonstrar as ferramentas disponíveis para o registro mercantil”, explicou.
“É uma iniciativa importante que visa esclarecer dúvidas do cotidiano, a fim de evitar erros”, definiu o presidente do Conselho, Jorge Assef Filho.
O encontro foi conduzido por técnicos da Jucemat que abordaram temas como Registro Empresarial; Tabelas de Preços e Prazos; Informações e Serviços; Certidão Simplificada, entre outros.
O assessor técnico da presidência, Fábio Granja Júnior, fez uma explanação detalhada (passo a passo) sobre o procedimento de registro disponível no site da Junta. Ele falou também sobre a diferença entre as certidões simplificada e específica. “Muitas pessoas exigem o documento referente apenas à filial, mas a versão simplificada contém os dados tanto da matriz quanto das filiais. Caso as informações requeridas sejam unicamente de uma filial, o interessado deve solicitar a certidão específica”, orientou.
Já a gerente de Cadastro, Tânia Gusmão de Barros Freire, falou sobre a tramitação de documentos. “Em breve, a Jucemat vai implantar um sistema no site que vai disponibilizar aos usuários todos os caminhos que o processo irá percorrer”, anunciou.
O tema “Análise” foi conduzido pela assessora jurídica, Kátia Cristina Diniz, que apresentou o formulário de requerimento do registro mercantil, discorrendo sobre cada campo de preenchimento.
Para o estudante de Ciências Contábeis, Cleiton Marques, o evento foi esclarecedor. “Achei interessante porque os técnicos tiraram muitas dúvidas quanto às exigências para o protocolo dos processos”, avaliou.
A economia do tempo utilizado para a realização dos procedimentos também foi destacada pelo universitário que já trabalha em um escritório de Contabilidade. “São pequenos detalhes que fazem a diferença”, resumiu.
Na oportunidade o CRCMT arrecadou 110 litros de leite, no ato da inscrição, que serão doados a instituições beneficentes.
Comentários