Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 02 de Março de 2010 às 06:57
Por: Anderson Pinho

    Imprimir


Equacionar o valor da fatura de energia elétrica com o orçamento familiar ficará mais fácil para 100 famílias moradoras de Alto Garças (município distante a 312 km ao sudeste de Cuiabá) beneficiadas com o projeto Luz em Conta da Cemat. A entrega dos equipamentos elétricos começa nesta terça-feira (2) com a substituição de 100 refrigeradores usados e de alto consumo, por geladeiras novas, eficientes, de baixo consumo e alto rendimento. Alto Garças é o 23º município de Mato Grosso atendido pelo Luz em Conta na edição 2009/2010 do projeto.

Os refrigeradores novos possuem 286 litros e trazem o Selo Procel-Inmetro, que atesta economia e qualidade do eletrodoméstico. Cada família carente também receberá quatro lâmpadas fluorescentes compactas de 20W em substituição às incandescentes, que gastam mais e oneram a conta de energia. As lâmpadas fluorescentes podem representar 80% de economia no consumo, além de apresentarem maior durabilidade e melhor iluminação.

O coordenador de Eficiência Energética da Cemat, Milton de Souza Ochiuto, explica que o objetivo do Luz em Conta é beneficiar clientes de comunidades de baixo poder aquisitivo, promovendo a substituição gratuita de geladeiras e lâmpadas. “Ao receber os equipamentos todos os consumidores recebem orientações de economia e segurança, bem como dicas para o uso correto do refrigerador e o Certificado de Garantia. Os refrigeradores antigos e as lâmpadas incandescentes serão recolhidos”, destaca Ochiuto.

Todas as famílias escolhidas pelo projeto atenderam a critérios socioeconômicos definidos pela empresa: residência classificada como consumidor Baixa Renda (consumo de energia entre 80 e 220 kWh/mês); ligação monofásica; adimplência com a concessionária; situação regular de fornecimento de energia - além da existência de geladeira velha, com alto consumo de energia. A seleção é promovida após entrevistas individuais.

Os próximos municípios a serem atendidos pelo projeto são: Alto Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoreu e Araguainha.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141215/visualizar/