Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 27 de Fevereiro de 2010 às 15:26

    Imprimir


Para comemorar o dia 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT) lança este ano uma campanha de combate ao Superendividamento. As comemorações iniciam nesta segunda-feira (1) no órgão, com a seleção de endividados com instituições financeiras para quitação de débitos.

Os consumidores interessados em participar da campanha devem comparecer na sede do Procon, entre os dias 01 e 05 de março, das 08h às 11h da manhã. Será feita uma triagem das pessoas inadimplentes que precisam de ajuda na negociação das dívidas. Cerca de 300 consumidores serão atendidos nesta iniciativa organizada pelo Procon e o núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado.

O superendividamento é um dos temas que mais tem causado preocupação no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, principalmente pelos inúmeros problemas que acarreta na vida do consumidor endividado. No aspecto financeiro, por exemplo, a soma das parcelas de empréstimos, cartões de créditos e compras parceladas podem impossibilitar o consumidor até mesmo de manter mínimo de recursos para sua sobrevivência. Já no aspecto psicológico, o superendividamento pode causar sérios abalos emocionais, seja pela desestruturação familiar ou até mesmo por problemas de saúde, como depressão, ansiedade, problemas cardíacos, entre outros.

No Procon-MT, os números sinalizam que o problema tem aumentado em ritmo acelerado. Em 2007 o setor de Assuntos Financeiros ocupava a terceira posição no ranking de reclamações do órgão. No ano seguinte, o setor subiu para a segunda posição e em 2009, os bancos e cartões de crédito lideraram por vários meses, a demanda de registros no Procon-MT. “Queremos fazer um alerta para a sociedade sobre o fenômeno do Superendividamento e também propor alternativas para que as pessoas que já se encontram nesta situação consigam se reequilibrar financeiramente”, disse a superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana de Souza.

CRONOGRAMA

As comemorações do Dia Mundial do Consumidor iniciam nesta segunda-feira (01.03) e terminam no dia 19 de março.

Acompanhe o cronograma de ações:

- 01 a 05.03 – 08h às 12h- Triagem e seleção dos superendividados que participarão da negociação com as instituições financeiras.

- 15.03 Dia Mundial do Consumidor – 09h às 16h- Evento na Praça Ipiranga com a presença de vários parceiros. Serão disponibilizados vários serviços gratuitos ao consumidor, como a emissão de documentos, além de várias atividades realizadas pelo Procon-MT.

- 16 a 19.03 – Semana de negociação entre fornecedores e consumidores selecionados. Para mais informações sobre o assunto, os telefones do Procon-MT são 151 ou 3613-8500.

O Procon-MT atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, em sua sede (Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center, bairro Araés), ou de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 ao meio dia, no posto de atendimento do órgão no Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Centro).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141485/visualizar/