Sejusp implanta Conseg de Chapada dos Guimarães
Mais um Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) foi implantado em Mato Grosso. Desta vez, o município beneficiado foi Chapada dos Guimarães (a 65 Km distante da Capital). Autoridades, líderes comunitários e comunidade puderam conhecer na tarde desta sexta-feira (26.02), na Câmara Municipal, os novos membros do conselho da cidade. A criação dos Conseg’s é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária. O Conseg de Chapada dos Guimarães é composto por 13 membros, sendo o presidente , Edmilson de Souza Nascimento.
Durante a cerimônia de posse, o presidente do Conseg, ressaltou a importância de ser membro do conselho.”Participar do Conseg é contribuir para a segurança pública da cidade. A segurança não é apenas um dever do Estado e também de todos nós”, afirmou. Edmilson divulgou que a meta do Conseg é trabalhar na área de prevenção através de projetos sociais. “Queremos trabalhar com a prevenção no combate às drogas e a criminalidade. Mas para isso nós precisamos da parceria com os poderes executivos, legislativos e o judiciário para apoiarem os projetos que vamos criar.”
O vice-presidente da Câmara Municipal, Adão Martins da Silva, parabenizou os membros que assumiram a direção do Conseg e destacou o principal objetivo do conselho, o trabalho em conjunto. “O Conseg é uma atividade de trabalho em conjunto, entre representantes da segurança pública e sociedade, para contribuir com a nossa cidade”.
Segundo o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Antônio Benedito de Campos Filho, a comunidade é fundamental para o sucesso nos trabalhos da segurança pública. “A comunidade é a força maior. Hoje não se faz segurança pública sem a participação, interação e integração da comunidade” destacou o comandante.
Para o secretário Adjunto de Segurança Pública, coronel PM Antônio Roberto Monteiro de Moraes, o conselho comunitário de segurança é o instrumento para que a sociedade e os órgãos da segurança pública se organizem e se relacionem. “Todo mundo trabalha junto, é uma parceria. A palavra mágica do Conseg é relacionamento. Não se faz segurança pública sem a participação ativa e efetiva da comunidade,”lembrou.
Conseg’s
Os Consegs funcionam como uma associação que tem por finalidade discutir os problemas apresentados pelos moradores aos membros e levantar propostas para a melhoria da segurança na região. Com representantes da comunidade e policiais civis e militares, o Conselho debate os principais pontos relacionados ao tema pelo menos uma vez ao mês.
Por meio do Conseg os moradores do bairro poderão relatar as principais dificuldades da comunidade relacionadas à segurança pública, com o objetivo de reduzir estes entraves e aproximar mais a sociedade dos órgãos de segurança.
Mato Grosso já implantou 96 Conselhos Comunitários, sendo 25 na região metropolitana de Cuiabá e outros 71 nos municípios do interior do estado. As próximas posses acontecerão nas cidades de Aripuanã, Castanheira, Juruena, Brasnorte, Terra Nova do Norte, Colíder, Nova Guarita, Novo Mundo, Nova Santa Helena, Itaúba entre outros municípios. As comunidades interessadas em ter um Conseg podem entrar em contato com a Coordenadoria de Polícia Comunitária da Sejusp, pelo telefone (65) 3613-5554.
Comentários