Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 26 de Fevereiro de 2010 às 07:18

    Imprimir


Mato Grosso registrou 13 casos de Influenza A (H1N1) em 2010, dos quais 9 foram descartados e 4 aguardam resultado. As informações são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Os municípios que apresentaram notificação foram Sinop (com 9 casos) e Cuiabá (com 4 casos). Até o momento, Mato Grosso não tem confirmação de nenhum caso da doença este ano.

Em 2009, foram 1.436 notificações de Influenza A (H1N1), dos quais 148 foram confirmados, 216 descartados, 75 aguardam resultado e 981 pessoas que apresentaram sintomas leves e não tiveram material coletado, seguindo as normas do protocolo do Ministério da Saúde em só fazer coleta de material de pacientes com sintomas graves ou grupos de riscos, além de 29 pessoas que tiveram a confirmação para Influenza Sazonal (Gripe comum).

O Estado teve a notificação de 44 óbitos de pacientes suspeitos pelo vírus, sendo 28 óbitos confirmados, 7 óbitos aguardam resultado, 1 óbito foi confirmado por Influenza Sazonal e 8 óbitos tiveram resultado negativos para a Influenza A (H1N1).

Vacinação- O Ministério da Saúde adota como estratégia para conter a Influenza A (H1N1) a Campanha Nacional de Vacinação que, segundo as diretrizes do Governo Federal, será realizada em quatro etapas com públicos prioritários que seguiu recomendações da Organização Mundial de Saúde, sendo trabalhadores de saúde, gestantes, população indígena, população com doenças crônicas de base, onde o Brasil incluiu mais dois grupos, crianças saudáveis entre seis meses e dois anos e adultos saudáveis de 20 a 29 anos.

A primeira etapa definida pelo Ministério da Saúde acontece de 8 a 19 de março e atenderá trabalhadores da Rede de Assistência a Saúde e profissionais envolvidos na resposta a pandemia, dos setores público e privado. Na primeira fase, será vacinada ainda, toda população indígena.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141657/visualizar/