Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 25 de Fevereiro de 2010 às 09:20

    Imprimir


Na véspera da Operação Caixa de Pandora, José Roberto Arruda já conhecia em detalhes 200 páginas do inquérito que a Polícia Federal havia preparado sobre o mensalão do DEM, informa a reportagem de Hudson Corrêa, Lucas Ferraz e Fernando Odilla publicada nesta quinta-feira (25) pela Folha.

A Folha apurou que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) liberou a papelada para advogados do então governador do Distrito Federal no dia 26 de novembro. A PF, que havia se programado para efetuar a busca de provas no dia 1º de dezembro, teve de se antecipar.

Não se sabe que prejuízos a liberação pode ter causado à operação. A PF encontrou cópias dos documentos liberados pelo STJ na casa do então chefe de gabinete de Arruda. Eram planilhas de gastos e notas fiscais do suposto caixa dois da campanha eleitoral de 2006. Estavam em um envelope com o timbre do tribunal.

Um inquérito foi aberto para apurar se houve vazamento. O caso está sob responsabilidade da área de inteligência da superintendência do órgão.

Prisão

Arruda está preso desde o dia 11 na Superintendência da Polícia Federal. Hoje, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu o julgamento do pedido de liberdade de Arruda. Não há previsão de quando o caso será levado ao plenário da Suprema Corte.

O adiamento foi solicitado pelo advogado Nélio Machado. O julgamento estava previsto para hoje

Segundo Machado, ele precisou adicionar novos argumentos no habeas corpus porque só agora teve acesso às notas taquigráficas da sessão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que determinou a prisão de Arruda. "Com as notas taquigráficas, eu pude atacar o teor do que foi decidido", afirmou.

Machado defende ainda que Arruda seja ouvido pelo STJ sobre a suposta tentativa de suborno do jornalista Edson dos Santos, o Sombra, antes da análise do pedido de habeas corpus.

Amanhã (26) a Comissão Especial irá ser reunir para votar o relatório do deputado Chico Leite (PT) dos quatro pedidos de impeachment contra Arruda. O petista já antecipou que vai apresentar parecer favorável ao impeachment do governador afastado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141792/visualizar/