Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 25 de Fevereiro de 2010 às 07:38

    Imprimir


Em Cuiabá, o índice de mortalidade de crianças menores de um ano, nos hospitais públicos e privados, alcança índices superiores a de outros municípios e até mesmo de outros estados. Dados do Ministério da Saúde revelam que enquanto Maranhão e Rondônia apresentaram, de janeiro a novembro de 2009, um índice de 2,86 e 1,64, respectivamente, Cuiabá apresentou 9,73.

Em função dos altos índices, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Cuiabá, realizará, na segunda quinzena de março, audiência pública para discutir o assunto.

De acordo com o promotor de Justiça Alexandre Guedes, foi instaurado um inquérito civil para apurar a natureza dos problemas dos serviços públicos e privados de saúde que resultam nos índices de mortalidade. "A média histórica de morbidade hospitalar na Capital de Mato Grosso é superior à média global do próprio Estado, bem como de Estados como São Paulo, Alagoas, Piauí, Maranhão, Paraná e cidades como Manaus, Salvador, Campo Grande e Porto Velho".

O promotor explicou que, os dados analisados referem-se aos anos de 2005 a 2009. "Os altos índices de mortalidade constituem uma série histórica que não dá mostras de redução significativa. Além de apurar as causas, é necessário exigir por parte dos poderes públicos e privados a tomada de providências cabíveis para a resolução do problema".

Em 2008, Cuiabá registrava um índice de mortalidade infantil (menor de um ano) de 7,14, sendo que os Estados de Mato Grosso e de São Paulo apresentavam pouco mais de 3,00.

No decorrer do inquérito civil, o MP vai solicitar ao Ministério da Saúde e às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde informações oficiais sobre estudos e dados que contenham as razões e providências já adotadas para identificar e minorar os altos índices.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141807/visualizar/