Defesa do tucano ingressou com pedido de abertura de inquérito criminal na Polícia Federal e representação no MPE
Wilson Santos quer PF investigando os panfletos que o criticam
Como pré-candidato ao governo do Estado, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), foi alvo, mais uma vez, de ataques políticos por pessoas não- identificadas. Depois de um vídeo publicado no site Youtube no último dia 10, no domingo foram espalhados por Cuiabá e Várzea Grande panfletos apócrifos contra o prefeito. Wilson é chamado de “Pinóquio” e ironizado por algumas obras inacabadas da sua gestão.
Mas os anônimos podem ser descobertos e julgados pelo caso. O advogado do prefeito, Flávio Ferreira, ingressou com uma representação no Ministério Público Eleitoral e na superintendência da Polícia Federal pedindo a abertura de um inquérito criminal para apurar os autores da campanha difamatória e puni-los por isso.
Na semana passada, Ferreira já havia ingressado com uma ação na Justiça Eleitoral pedindo investigação sobre os autores do vídeo, e ontem também informou à Justiça sobre o novo episódio com os panfletos apócrifos. “Está claramente caracterizada uma campanha difamatória e antecipada contra o prefeito”, afirmou o advogado.
A defesa do prefeito também vai entrar com uma ação por danos morais contra o site que hospedou o vídeo, o Youtube. Apesar das imagens do vídeo e dos panfletos serem parecidas e terem a mesma estética, Ferreira prefere não avaliar se as duas ações difamatórias foram feitas pelas mesmas pessoas. “Eu, como advogado, tenho que trabalhar em cima de provas, mas a investigação pode nos dizer muitas coisas”, disse Ferreira.
Num dos panfletos, com o título “A fuga do Pinóquio”, em referência ao filme infantil “A fuga das Galinhas”, uma caricatura de Wilson, em forma de galinha e Pinóquio, é retratada fugindo dos problemas da capital, como dengue, ETA Tijucal e PAC. Em forma de texto, a crítica: “ele prometeu muito, mas não cumpriu nada, agora sua grande obra é abandonar Cuiabá”.
Num outro panfleto, a caricatura de Wilson dialoga com o personagem famoso pelo nariz que cresce quando mente. Numa conversa com Pinóquio, a caricatura afirma que quer mudar Mato Grosso. Logo abaixo, o texto: “mais buracos e mais sujeiras para você”. Curiosamente, a caricatura de Wilson Santos nesse cartaz é a mesma que aparece no vídeo, trajando roupa característica de samba. O prefeito não quis comentar o assunto.
Comentários