Cidades do Araguaia recebem investimentos para infraestrutura urbana
Depois de fazer a entrega dos maquinários a 100% dos municípios de Mato Grosso para recuperação de rodovias e estradas vicinais, o vice-governador, Silval Barbosa, anunciou em visita neste sábado (20.02) à região do Vale do Araguaia que está sendo estudado um programa de infraestrutura urbana para as cidades. “Estamos investindo na recuperação de estradas, na pavimentação da BR 158, portanto é preciso que também haja a melhoria no aspecto e na infraestrutura das cidades. Já conversei com os deputados para nos apoiarem no desenvolvimento de um programa de governo e levar a todos os municípios também”, comentou Silval Barbosa.
A proposta é utilizar os novos maquinários entregues para fazer o serviço, a Prefeitura fica responsável pela terraplanagem e o serviço de base, e o Estado participa com a emulsão asfáltica e o óleo diesel. Por enquanto o anúncio já vale para a cidade de São Felix do Araguaia e foi muito comemorado pela população. A reivindicação havia sido apresentada minutos antes pelo prefeito de São Felix do Araguaia, Filemon Limoeiro.
Ainda na solenidade de entrega de maquinários aos municípios de Luciara, Novo Santo Antônio e Alto Boa Vista, o vice-governador falou sobre as ações de governo para a região do Araguaia e confirmou que hoje a denominação vale dos esquecidos não condiz com a realidade. “A maioria das escolas tinham problemas sérios, essa região convivia com o racionamento hoje acabou, aqui praticamente todas as propriedades estão ligadas no Luz para Todos, tinha a BR 158 que o asfaltamento era só promessa, e agora é uma realidade. A região está um canteiro de obras. O governo está presente em vários programas, em todas as áreas”, comentou Silval Barbosa.
O vice-governador destacou ainda que quer continuar trabalhando no fortalecimento do municipalismo e nestas visitas aos municípios de diferentes regiões do Estado, Silval Barbosa que assume o governo efetivamente em abril deste ano, pôde fazer um raio-x e conhecer com mais profundidade as reivindicações, os anseios da população.
Em São Félix o prefeito apresentou ainda a demanda do hospital regional que necessita de equipamentos, pediu apoio para a construção de uma ponte fazendo a interligação entre os Estados de Mato Grosso e Tocantins, pela Ilha do Bananal. São pouco menos de 90 quilômetros para fazer a integração entre as duas cidades de fronteiras.
O Governo do Estado já tem uma negociação com o Governo de Tocantins e também há o empenho da bancada federal para contribuir com a liberação de recursos para solucionar a questão.
São Félix do Araguaia foi a última cidade da região do Araguaia a receber a visita da comitiva composta pelos secretários de Estado Vilceu Marcheti (Sinfra); Neldo Egon (Seder) e José Aparecido dos Santos (Projetos Estratégicos). Parlamentares federais, estaduais e prefeitos da região também acompanharam a visita.
Comentários