Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 23 de Julho de 2013 às 17:41
Por: Vanessa Alves

    Imprimir


Reprodução/Senat MT
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar) irá oferecer cursos na área da piscicultura em Cuiabá e em outros três municípios no mês de agosto. A inciativa objetiva qualificar e treinar profissionais que trabalham na cadeia produtiva. Um dos cursos que será oferecido é sobre manejo e criação na piscicultura. Os municípios que recebem o cursosão Cuiabá, Castanheira, Cotriguaçu e Colniza.



O Analista de Educação Eduardo Silveira comenta que no treinamento os alunos irão aprender a construir viveiros e estudar a qualidade da água. Nos cursos também serão discutidos temas como a comercialização da pesca extrativista e custo de produção na piscicultura. Outro curso ofertado para a área é o de Nutrição e Beneficiamento. Neste curso, os alunos irão aprender a tirar espinhas do peixe e a fazer cortes diferenciados. 


 
Em Cuiabá, serão duas turmas, a primeira as aulas irão começar no dia 29 de julho ao dia 02 de agosto, a segunda turma serão treinamentos na área da piscicultura que iniciará no dia 12 a 16 de agosto. No município de Catriguaçu, a programação das aulas será do dia 19 a 23 de agosto. Em Castanheira, também terá duas turmas disponíveis, do dia 05 a 09 de agosto e do dia 23 a 29 de agosto. Na cidade de Colniza, as aulas serão no mês de setembro, do dia 02 a 09. Para mais informações sobre os cursos, acessem o site WWW.senarmt.org.br ou pelo telefone (65) 3928-4800.


 
A piscicultura no Estado de Mato Grosso


 
O manejo da piscicultura em Mato Grosso e em todo território brasileiro é um mercado promissor e que está crescendo cada vez mais. De acordo com dados do Ministério da Pesca e Aqüicultura, o setor cresceu 9% nos últimos seis anos. Atualmente são produzidas por aquicultores, 479 mil toneladas de pescados em todo o Brasil e 1,2 milhões de toneladas pela pesca. 


 
Das regiões brasileiras onde vem crescendo a aqüicultura é o centro-oeste. De acordo com a Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat), o estado tem 950 aquicultores e a expanção na produção na produção é de cerca de 10% ao ano.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/14249/visualizar/