Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 18 de Fevereiro de 2010 às 18:15

    Imprimir


O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse nesta quinta-feira que a situação no Distrito Federal é "bastante delicada". Ele também se mostrou preocupado com a possibilidade de o STF (Supremo Tribunal Federal) acatar o pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e decidir pela intervenção no governo local.

"Isso [intervenção] tem que ser bem pensado e analisado. Tem que olhar bem o que significa intervenção. A situação é bastante delicada. Intervenção é sempre complicada", afirmou o governador. Para ele, o governo do DF já não tem mais legitimidade.

Segundo Serra, o Supremo deve evitar a intervenção. "Mas, não é certo que isso aconteça. Tem que se encontrar uma saída. O Supremo vai ter que pensar bem", afirmou o governador durante a inauguração de uma escola em Heliópolis, zona sul de São Paulo. Para ele, o ideal seria uma alternativa que evitasse a intervenção.

Serra lembrou que a Constituição impede a promulgação de emendas constitucionais enquanto houver intervenção. "Intervenção implica em não poder aprovar emendas constitucionais, o que é uma limitação séria", afirmou o governador. Para ele, intervenção é uma situação "fácil de entrar e difícil de sair".

Crise no DF

O governo do DF enfrenta uma crise política desde novembro passado, quando foi desencadeada a Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, que investiga um suposto esquema de arrecadação e distribuição de propina a aliados na Câmara Legislativa.

Nesta quinta-feira, o governador interino do DF, Paulo Octávio (DEM), desistiu de renunciar ao cargo em "nome da governabilidade". Ele assumiu o governo na semana passada, quando STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou a prisão e o afastamento do governador José Roberto Arruda (sem partido) por tentativa de suborno a uma das testemunhas do esquema de corrupção.

Ele disse que fica no governo até a semana que vem, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) irá decidir sobre o pedido de intervenção federal no DF. O governador interino disse ainda que sua carta de renúncia está pronta.

Hoje, Paulo Octávio foi recebido no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede provisória da Presidência, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Na próxima semana, decisões importantes no STF poderão mudar a vida de Brasília. Por isso, apesar de ter a minha carta de renúncia pronta e entregue à deputada Eliana Pedrosa, aguardo mais alguns dias como me recomendou o presidente Lula para que possamos ter o quadro das decisões que a Justiça deverá apresentar na próxima semana. Aí sim tomaremos as decisões que serão necessárias", disse o democrata.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142569/visualizar/