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Cidades/Geral
Terça - 23 de Julho de 2013 às 16:00

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Um trabalho pioneiro desenvolvido pelo setor de Qualidade de Vida do Fórum da Capital resultou na instituição, neste mês de julho, do processo de coaching na referida unidade judiciária (Portaria nº 50/2013). A iniciativa representa um dos primeiros resultados concretos da Pesquisa de Clima Organizacional realizada com 396 servidores do Fórum e dos juizados especiais de Cuiabá no mês de abril.


 
De acordo com a gestora do Qualidade de Vida do Fórum, Elaine Lemos, essa é a primeira vez que esse tipo de atendimento, voltado a desenvolver as habilidades pessoais dos participantes, está sendo feito no local. Os primeiros atendimentos individuais começaram a ser feitos ontem, dia 22 de julho.


 
“O coaching, que representa uma mudança de comportamento, é um dos processos utilizados nas grandes empresas há muito tempo. Esse treinamento começou nos Estados Unidos e era um sonho vê-lo implantado aqui. Recebemos total apoio da Diretoria do Fórum, tanto é que o juiz Marcos Faleiros baixou a portaria”, afirma Elaine, profissional certificada para realizar esse tipo de trabalho.


 
Ao todo, 36 pessoas - entre líderes e liderados - se inscreveram para participar da iniciativa, sendo previsto o atendimento individual de 15 pessoas por semana (segundas, terças e quartas). Serão 10 encontros com cada participante.


 
Próxima etapa – Já está marcada para agosto uma nova ação, desta vez voltada ao desenvolvimento de líderes (gestores judiciais e administrativos) no Fórum. Em parceria com a Escola dos Servidores deverá ser criado os chamados “Grupos de Autorrealização em Liderança”, sendo que cada equipe contará com 5 a 10 pessoas. O objetivo geral é aumentar o desempenho, acessando o potencial de cada gestor, fazendo com que ele encontre novas alternativas para melhorar suas habilidades de liderança.


 
“Detectamos por meio da pesquisa de clima organizacional alguns problemas na relação entre líder e liderado. Nossa ideia é melhorar a comunicação de tarefas entre eles, que haja mais clareza no repasse das tarefas. Além disso, percebemos que os liderados sentem faltam do feedback sobre seu trabalho e também de elogios quando desempenham suas funções de forma bem feita”, acrescenta Elaine.


 
Cadeiras – A gestora explica que pela pesquisa também foi possível detectar reclamações em relação à falta de conforto de algumas cadeiras utilizadas pelos servidores. “O Departamento de Patrimônio foi analisar a situação, sala por sala, para checar quais cadeiras não estavam em bom estado. Agora estamos aguardando a chegada de cadeiras novas”, conta a gestora.




Fonte: TJMT

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