Governador afastado do DF vai continuar preso na Polícia Federal em Brasília
STF nega habeas corpus e Arruda continua preso
O STF (Supremo Tribunal Federal) negou nesta sexta-feira (12) o habeas corpus ao governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (em-DEM, sem partido). A informação foi confirmada por fontes do STF à TV Record. Oficialmente, o Supremo não confirma a decisão. Com a negativa, Arruda vai continuar preso na sala que ocupa na superintendência da Polícia Federal do DF.
A decisão do Ministro Marco Aurélio Mello teve como base um pedido feito pelo advogado Nélio Machado, que defende Arruda. Mello resolveu por negar o pedido na manhã de hoje.Segundo disse ao R7, a sua decisão foi gravada em um gravador de voz e depois repassada para assessores degravá-la. Com a decisão no papel, ele vai revisar e assinar.
Procurado reportagem, o advogado de Arruda não retornou o contato para comentar a decisão do ministro.
A prisão de Arruda foi decretada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) nesta quinta-feira (11). A decisão foi tomada pelo relator do inquérito do mensalão do DEM no STJ, ministro Fernando Gonçalves, e referendada pela Corte Especial por maioria simples, com 12 votos a favor e 2 contra. Além da prisão, a decisão da Justiça também afasta Arruda do cargo de governador. De acordo com Machado, a decisão foi “injusta”.
Além de Arruda, os ministros do STJ também decretaram a prisão de Geraldo Naves (DEM), ex-deputado distrital, de Wellington Moraes, ex-secretário de Comunicação do DF, de Haroaldo Carvalho, ex-diretor da CEB (Companhia Energética de Brasília), de Rodrigo Arantes, sobrinho e assessor direto do governador e de Antônio Bento da Silva, servidor aposentado do governo do DF.
Antônio Bento da Silva já estava preso desde o dia 4, quando foi flagrado entregando dinheiro ao jornalista Edmilson Edson dos Santos, o Sombra. Rodrigo Arantes se entregou nesta madrugada e os outros três indiciados já comunicaram à Polícia Federal que se entregarão a qualquer momento nesta sexta-feira.
Comentários