Municípios de MT organizam Carnaval e inserem evento como atividade turística
A cada ano, os municípios mato-grossenses atuam em busca de profissionalizar seus eventos e torná-los mais atrativos com estrutura, em busca de gerar melhor renda aliando diversão a atividades econômicas.
Uma prova disso é a festa de Momo, que em todo o Brasil movimenta milhões de pessoas em torno de uma atividade que está inserida como atividade turística e gera divisas a diversos segmentos econômicos, além de servir como um meio de promoção dos municípios.
As cidades de Mato Grosso estão cada vez mais utilizando critérios técnicos de organização para a realização de eventos, inclusive o carnaval, contando para isso com a colaboração da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo do Estado, como explica a titular da pasta, Vanice Marques.
“Percebemos com muita satisfação que os municípios estão se profissionalizando, organizando-se para oferecer eventos que possam ser inseridos como atividades turísticas, uma vez que atraem muitas pessoas que além de divertir-se, tem a chance de conhecer e desfrutar dos atrativos locais. E o carnaval não é diferente, pois está inserido como um segmento turístico movimentando milhares de foliões e turistas em todo o Mato Grosso”, destacou a secretário de Desenvolvimento do Turismo.
Os municípios buscam na Sedtur orientações para realização dos eventos, que vão do carnaval a festivais de pesca, rodeios, exposições agropecuárias, eventos culturais e religiosos.
Um exemplo é o Carnaval de Barão de Melgaço, município pantaneiro que atrai centenas de foliões dispostos a curtir a festa de Momo e também conhecer as belezas da região. A festa está sendo preparada com muita organização, de acordo com o secretário de Turismo e Meio Ambiente do município, Dion Migueis Jacob. O carnaval em Barão começa no sábado, dia 13 de fevereiro, e vai até a terça-feira (16.02), em estrutura montada na praça de eventos da cidade, na avenida Totó Paes de Barros.
Segundo Dion Jacob, a festa carnavalesca terá toda a estrutura para receber tanto os turistas que vão de outras cidades de Mato Grosso. Quatro bandas vão animar o carnaval, sendo duas locais que vão trazer ritmos tradicionais como as marchinhas e músicas regionais, e outras duas com axé e samba. Tem ritmos para todos os gostos e idades.
A praça de eventos tem infraestrutura com banheiros, adaptados inclusive para pessoas com deficiência e no local terá segurança privada e atuação das polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. O carnaval terá duas matinês para divertir a criançada e desfile dos blocos.
Barão de Melgaço também integra outro programa desenvolvido pela Sedtur – o Campeonato Estadual de Pesca, que neste ano entra na 7ª edição. Entre 14 e 16 de maior, a cidade vai realizar o 4º BarãoPesc.
Cidades mato-grossenses desenvolvem há décadas festas de carnaval que entraram no calendário anual de turistas internos e externos. Nossa Senhora do Livramento com o divertido ‘Banana Folia’, Santo Antônio de Leverger com o carnaval de rua e os desfiles dos inusitados blocos que duram o dia todo; Chapada dos Guimarães com o carnaval de marchinhas tradicionais e o aconchego típico da cidade; Guiratinga com o desfile dos blocos dos ‘Caretas’ são visitadas por milhares de foliões. A Praça da Mandioca, em Cuiabá reúne tradicionais famílias da cidade e traz o carnaval de antigas épocas com as músicas que embalaram muitos bailes de Momo.
As festas de carnaval integram o calendário turístico e cultural de Mato Grosso, a exemplo do que ocorre em todo o Brasil. A alegria dos brasileiros contagia todos que passam pelo país, independentemente da época, do litoral nordestino com o alegre frevo ao circuito Barra-Ondina da velha Salvador chegando ao carnaval pantaneiro de Leverger, de Cuiabá, de Poconé, de Barão de Melgaço e da mística Chapada.
Comentários