Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 11 de Fevereiro de 2010 às 11:43
Por: Ana Cristina

    Imprimir


Artistas, autogestores, produtores e interessados no universo da música se reúnem, nos próximos dias 13, 14 e 15, para discutir o cenário e o mercado brasileiro musical e sua cadeia produtiva. É o debate Grito na Mesa, parte integrante do maior festival de rock integrado da América Latina, o Grito Rock, organizado pelo instituto cultural Espaço Cubo. O encontro ocorre no Museu do Morro da Caixa D´Água Velha, sempre das 13h às 16h.

A busca é pela construção mútua de um novo circuito musical mais abrangente e aberto. O tema do debate será justamente o Circuito Fora do Eixo e todas as ações que derivam da rede, dando continuidade a importantes ações como o Congresso Fora do Eixo (www.congressoforadoeixo.wordpress.com) e o Observatório Fora do Eixo (www.observatorioforadoeixo.wordpress.com). “O contingente de bandas presentes no festival, são 48 shows de todas as regiões do Brasil, garante ampla participação de músicos brasileiros na discussão, numa verdadeira construção coletiva”, ressalta Ney Hugo, assessor do evento.

De acordo com ele, o modelo de debate já acontece em Cuiabá desde 2005, por ocasião da primeira edição do Calango na Mesa, realizado em outro festival cuiabano de artes integradas, o Calango. “As discussões realizadas em 2005 foram o embrião de importantes iniciativas de trabalho conjunto, como o Circuito Fora do Eixo e a Abrafin (Associação Brasileira dos Festivais Independentes), que depois deram origem às Casas Associadas (Associação Brasileira das Casas de Shows) e ao Toque no Brasil”, lembra Nay, acrescentando que a iniciativa se tornou uma ferramenta inédita de comunicação entre bandas e produtores, que só no Festival Grito Rock já colocou 600 bandas em circulação.

Na quinta-feira, 15, participa da mesa redonda o produtor cultural e ex-secretário Municipal de Cultura de Cuiabá, Mario Olimpio, cuja gestão é reconhecida pela classe artística como muito bem sucedida.

O Museu da Caixa D´Água foi escolhido para sediar o evento por ser um ambiente que resgata a história e memória cuiabanas, além de ser um espaço apropriado para eventos culturais. O Museu também foi palco de eventos do segmento da música, com a primeira edição do Prêmio Hell City de Música Independente, em 2008. Devido ao debate, o Museu não estará aberto ao público para visitação no período da manhã.

No sábado e no domingo, após o debate, às 16h30, ocorre sessões do projeto Cinema no Morro, que exibirá clássicos do cinema cult mundial. Vale lembrar que os ingressos são limitados a 50 lugares.

Grito Rock:  É o maior evento musical integrado da América Latina. Em 2010, acontecerá simultaneamente durante o carnaval em mais de 80 cidades brasileiras, além da Argentina, Bolívia e Uruguai. A proposta é promover o estímulo à circulação de bandas, produtores e selos, à distribuição de produtos culturais e à produção de conteúdo para todas as mídias.

Serviço:

O quê: Debate Grito na Mesa

Quando: Dias 13, 14 e 15 de fevereiro

Horário: 13h

Local: Museu do Morro da Caixa D´Água Velha - Rua Comandante Costa esq. Nossa Sra. Santana, s/n Centro Sul.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142999/visualizar/