A proposta é divulgar e estimular a comercialização de obras de artesãos e artistas regionais
Novo espaço em Chapada reúne gastronomia, arte e cultura
Reunir em um só espaço delícias gastronômicas, objetos de arte, redes para descansar ou até mesmo um monte de almofadas para jogar o corpo e curtir um som, em companhia dos amigos. Pensando em elementos como estes, que tornam a vida muito mais doce, a odontóloga Alba Regina e o fotógrafo João Debs apresentam o JÁ Café, um espaço aconchegante e bucólico, em Chapada dos Guimarães, no tradicional bairro Aldeia Velha. A casa será aberta ao público nesta sexta-feira, 12, a partir das 18h.
A ideia de montar um espaço de sabor e arte fora acalentado pelo casal há quatro meses, desde a mudança definitiva de João, fotógrafo curitibano, para Cuiabá. “Queríamos um lugar aconchegante, para dividir com os amigos sabores, cores e amores. Comidas de fazendas, com coisas de vó, redes, plantas, fotografias, música, livros. E em Chapada, um lugar muito especial, encontramos esta casa”, comentou Alba, acrescentando que o desejo do casal é que as pessoas se sintam no quintal de suas casas, tenham sossego, aconchego e tranqüilidade. “O redário, redes dispostas embaixo de árvores, é um convite a tudo isso”, completou João.
Em cada canto do JÁ Café, que também significa J+A (João + Alba), um detalhe surpreendente pela sensibilidade artística. Também pudera, apreciadores das artes, João e Alba buscaram objetos assinados por artistas visuais como Adir Sodré, Julio Cesar, Carlos Lopes e escultores como Roberto Almeida para deixar o local ainda mais colorido. Das mãos de dona Glória Medeiros, que auxiliou o casal a encontrar a casa, surgiram flores feitas em tecidos, que também enfeitam as mesas. O “pé” de jaca serviu de inspiração a João, que capturou cada ângulo da fruta, resultando em peças fotográficas de pop art. Circular pelo JÁ Café é conhecer um pouco do trabalho destes artistas.
Numa sala especialmente montada para divulgar obras de artistas regionais e estimular a comercialização, estão objetos artesanais, como chinelos e camisetas, estas assinadas pela artista Mary Jay, licores, biscoitos, doces caseiros, casadinhos, pães de mel, entre outros. “E a diversidade só vai aumentar”, informa João.
A casa terá uma agenda cultural dinâmica, com momentos para poesia, oficinas de fotografia, aula de Yoga, xadrez, mostra de curtas.
Sabor
O JÁ Café tem a proposta de funcionar com duas opções: dia e noite. Aos sábados e domingos, das 10h às 16h, é servido o brunch - que combina o café da manhã (breakfast em inglês) com o almoço (lunch em inglês) - uma espécie de café de manhã mais caprichado.
O cardápio é um caso de amor à parte. Nele, pratos que remetem aos tempos de infância, um convite a buscar na memória o gosto e o aroma de preparados como bolinho de chuva, quindim, paçoca de pilão com banana, bolo de cacau, rapadura, pãezinhos com manteiga, geléia, saladinhas, massas, carnes, entre outras delícias. “A geléia de Jaca é uma dica apetitosa. Preparada com a fruta do quintal, quem experimenta se apaixona”, instiga Alba.
Já nas noites de sextas-feiras, sábados e domingos, das 18h às 0h, queijos artesanais, saladinha como de bacalhau, berinjela, massas italianas, pratos da cozinha árabe como charutinhos de folha de uva ou de repolho, babaganuche, além de caldos e o tradicional escaldado cuiabano.
Tempo de folia
No período de Carnaval, o JÁ Café tem horário especial. De sexta a domingo, horário normal e na segunda-feira, estará aberto das 10h às 0h. O samba e o chorinho, executados ao vivo por Estela e Macaco, vão conduzir o fim de tarde.
Na terça-feira, os apreciadores do feijão preto têm endereço certo. A famosa feijoada do senhor Mario Medeiros, morador de Chapada dos Guimarães, promete agradar o paladar mais exigente. O segredo ele não revela, apenas adianta que é uma feijoada feita com muito carinho e pertences de excelente qualidade. Para saborear, é bom se apressar, pois são apenas 50 convites, já à venda.
Como chegar: O endereço é muito fácil: Rua dos Coroados, 820, Aldeia Velha. É logo na entrada da cidade, na primeira rotatória, do lado esquerdo da Rodovia, uma casa vermelha, com uma enorme jaqueira, convida os visitantes para entrar.
Comentários