Em São José do Rio Claro, nesta quarta, o vice-governador, Silval Barbosa, acompanhado dos secretários de Estado de Projetos Estratégicos, Cidinho e de Educação, Ságuas Moraes, lembrou que a aquisição
‘MT 100% Equipado’ é fruto da política de valorização dos municípios
Em São José do Rio Claro, nesta quarta-feira (10.02), o vice-governador, Silval Barbosa, acompanhado dos secretários de Estado de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos (Cidinho) e de Educação, Ságuas Moraes, lembrou que a aquisição de máquina para os municípios era um antigo desejo do governador. “Em 2004 o Governo tentou, mas não foi possível, depois adquirimos as patrulhas e agora Mato Grosso realiza o maior Programa de Máquinas da história do país”, comentou o vice-governador.
Em cada audiência no gabinete ou mesmo nos encontros pelo interior, o governador Blairo Maggi e o vice-governador, Silval Barbosa, sempre recebiam reivindicações dos prefeitos das mais diferentes regiões, que na maioria das vezes, buscavam ajuda para melhorias nas estradas. Foram anos de espera e uma grande demanda, tanto para recuperação das rodovias estaduais como das municipais (vicinais e urbanas).
Com base nesta demanda e na política de valorização dos municípios, o Governo do Estado desenvolveu o programa "Mato Grosso 100% Equipado", que beneficiou as 141 cidades com maquinários para garantir a trafegabilidade.
Em 2007 houve a aquisição de 21 patrulhas para os Consórcios de Desenvolvimento Regional para trabalhar na manutenção das vias estaduais. Uma patrulha é composta de cinco caminhões; duas motoniveladoras; um PC 200 (retroescavadeira); um caminhão meloso (para abastecimento); uma prancha; um cavalinho e um camionete de apoio. Esses equipamentos são administrados pelos Consórcios vinculados ao MT Regional e atendem todas as cidades que compõem cada consórcio. O do Vale do Alto Paraguai, por exemplo, é composto de 15 municípios e as máquinas estavam no dia de hoje em Nova Maringá, portanto não conseguiram atender a demanda.
Nesse programa "Mato Groso 100% Equipado", as máquinas foram adquiridas pelo Governo do Estado, por meio de financiamento, e cedidos por comodato aos municípios. O MT Regional, programa ligado à Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos, fez o levantamento da necessidade de cada município, exatamente por estar em contato direto com as demandas.
Cada cidade vai utilizar o maquinário de acordo com a sua realidade, em São José do Rio Claro, por exemplo os assentamentos serão beneficiados diretamente. O produtor Nilson Lemos de Oliveira, mora há 21 anos na região e está satisfeito por saber que agora terá uma estrada melhor para transitar. Ele mora no assentamento Banco da Terra, onde mais 29 famílias residem e utilizam os serviços no centro da cidade.
O comerciante José Angelo Monpean, dono de supermercado, também prestigiou o evento de entrega das máquinas e explicou que todos são atingidos com esse investimento. “Ajuda muito, São José tava precisando, às vezes as pessoas nem podiam vir pra cá fazer as compras”, comentou.
O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, e deputados estaduais acompanharam a comitiva.
Comentários