Big Lar conscientiza funcionários sobre riscos no Carnaval
Os funcionários do Supermercado Big Lar estão participando esta semana que antecede o Carnaval do projeto de Prevenção de DST/Aids. Implantado há quatro anos, o projeto visa conscientizar os funcionários quanto aos riscos de contrair doenças sexualmente transmissíveis e Aids durante os festejos de Momo.
Este ano uma série de palestras está acontecendo em todas as lojas da rede. Na tarde desta terça-feira (09.02.10) o projeto reuniu os funcionários da loja Matriz, em Várzea Grande. Nesta quarta-feira (10.02.10) será a vezes dos funcionários da loja Jardim das Américas. E na quinta (11.02.10), o projeto atenderá os trabalhadores da loja Miguel Sutil.
O projeto Prevenção de DST/Aids tem apoio do Sesc (Serviço Social do Comércio) de Mato Grosso, cujos profissionais estão proferindo as palestras e distribuindo folderes e cartilhas, como parte das orientações preventivas. Os palestrantes são os enfermeiros Emília da Cruz Silva e Antonio Damião Mendes de Moraes. Ambos são também técnicos de educação em saúde e fazendo parte do projeto “Transando Saúde”, do Sesc.
Os funcionários do Big Lar estão recebendo orientações sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids, além de participarem de uma oficina de como usar preservativos, ministrada pela enfermeira Emília. Ela explicou e exemplificou sobre o uso tanto do preservativo masculino quanto feminino.
Em sua palestra, o enfermeiro Antonio Damião ressaltou que atualmente não é mais considerado a existência de grupos de risco em relação a DST/Aids. “O que existe são pessoas vulneráveis e a vulnerabilidade acontece com frequência em épocas de festas como o Carnaval”, observou.
Sônia Aparecida de Branco, técnica em Segurança do Trabalho do Big Lar, responsável pelo projeto, falou dos objetivos das palestras: “Nosso objetivo é alertar os funcionários dos riscos da vulnerabilidade no Carnaval, devido aos excessos, especialmente de bebidas”. Ela lembra que os funcionários são em maioria jovens, muitos adolescentes, que estão em idade em que a sexualidade está mais aflorada.
A funcionária Maria Aparecida da Mata foi uma das participantes da palestra na loja Matriz. Ela ressalta a importância do projeto e pontua que ele representa a preocupação que o Big Lar tem para com seus funcionários. “Acho muito importante. Faz tempo que o Big Lar organiza essas palestras. É bom para conscientizar a todos dos riscos e da necessidade de se prevenir contra Aids e outras doenças”, acrescentou.
Comentários