Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 09 de Fevereiro de 2010 às 21:34

    Imprimir


O Tribunal de Contas de Mato Grosso vai organizar eventos de capacitação técnica específica para servidores de algumas prefeituras e unidades administrativas municipais, em especial para aquelas que vêm apresentando reincidência de erros e impropriedades e cujas contas anuais sistematicamente são rejeitadas. A intenção foi anunciada na sessão plenária desta terça-feira pelo conselheiro presidente Valter Albano, que acatou sugestão apresentada pelo conselheiro Humberto Bosaipo.

Conforme o presidente, eventos como a capacitação que o TCE está realizando nesta terça e quarta-feira, para contabilistas e controladores internos de órgãos públicos, é um bom exemplo de atividade que pode ser articulada para muitas unidades gestoras. A capacitação contábil foi sugerida pelo conselheiro Waldir Teis e mais de 400 servidores de Prefeituras e Câmaras e do próprio governo estadual se inscreveram, demonstrando o interesse pela ampliação de conhecimento. Essa capacitação está sendo feita com participação de técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Bosaipo fez a sugestão durante julgamento de um processo, onde havia clara indicação de que muitas impropriedades registradas sugeriam falta de capacidade técnica dos responsáveis técnicos. "O histórico de muitas unidades revela esse fato. São prefeituras de regiões mais afastadas e que têm dificuldades para atrair bons técnicos, como no Baixo Araguaia, começando por Ribeirão Cascalheira e indo até Vila Rica, o Médio Norte, como as cidades de Nortelândia, Arenápolis, Alto Paraguai, a região de Peixoto de Azevedo, ou mesmo aqui na Baixada Cuiabana, como cidades como Barão de Melgaço", pontuou o conselheiro.

Albano concordou com Bosaipo e lembrou que recentemente, em evento de capacitação realizado na cidade de São Felix do Araguaia, o prefeito de Vila Rica compareceu com vários técnicos e os secretários municipais, interessado na transferência de conhecimento. "E se percebe rapidamente os resultados na melhoria da contabilidade", ele observou.

O presidente disse que determinaria à Secretaria Geral da Presidência, para em conjunto com os setores competentes, elaborar uma proposta de capacitação direcionada.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143210/visualizar/