Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 22 de Julho de 2013 às 18:43
Por: Carolina Martins

    Imprimir


O Ministério da Fazenda anunciou, nesta segunda-feira (22), a redução da previsão de crescimento da economia do País de 3,5% para 3% em 2013.


 
Mesmo com a revisão para baixo de 0,5 ponto percentual, o ministro Guido Mantega ainda é mais otimista que o Banco Central e que os economistas do mercado financeiro.


 
Perguntado sobre o fato de a expectativa do PIB (Produto Interno Bruto) do governo estar acima da esperada pelas instituições financeiras, o ministro justificou que as revisões não podem seguir o humor do mercado.


 
— Não podemos mudar de PIB como trocamos de roupa. Tem que dar um tempo para que se realize essa previsão. [...] Nos próximos relatórios vamos avaliar para ver se é sustentável 3% ou temos de fazer uma nova revisão.


 
A projeção de instituições financeiras para o crescimento da economia caiu pela décima semana seguida, nesta segunda-feira. O mercado reduziu de 2,3% para 2,2% a previsão de crescimento do PIB.


 
O Banco Central também não está tão confiante como o ministro da Fazenda. No mês passado, a autoridade monetária reduziu a previsão de 3,1% para 2,7%.


 
A previsão da inflação oficial pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), por outro lado, subiu de 5,2% para 5,7%. Apesar de o documento ser elaborado pelo Ministério do Planejamento, as estimativas sobre a economia são de autoria da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/14327/visualizar/