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Cidades/Geral
Segunda - 22 de Julho de 2013 às 14:50

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O número de inscritos na Caravana das Ouvidorias da região Centro-Oeste superou a meta da organização do evento. Aproximadamente 200 pessoas, entre ouvidores, funcionários de ouvidorias públicas e representantes de movimentos e organizações da sociedade civil de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e até de estados de outras regiões vão participar do encontro, a ser realizado na quarta (24.07) e quinta-feira (25.07), no Salão Nobre Secretário Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.


 
Mato Grosso vai sediar o primeiro dos cinco encontros a serem realizados em 2013 pela Ouvidoria Geral da União e Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com as Ouvidorias dos estados e o Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS. A Auditoria Geral do Estado (AGE-MT) está à frente da organização da Caravana do Centro-Oeste, com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Prefeitura de Cuiabá, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB) e Defensoria Pública.


 
A Caravana visa fortalecer as ouvidorias como instrumento de interação entre o cidadão e a administração pública na perspectiva de fomentar o controle social da gestão. O evento vai ter a participação do ouvidor-geral da União, José Eduardo Romão. Clique aqui para conferir a programação.


 
O secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, explica que a participação da sociedade na gestão pública é fundamental para auxiliar na tomada da decisão administrativa, de forma a orientar a administração na adoção de medidas que realmente atendam ao interesse público, bem como na fiscalização da correta e transparente aplicação dos recursos públicos. Nesse contexto, as ouvidorias podem municiar as atividades dos conselhos e outras instituições de participação.


 
Para tanto, segundo o secretário-auditor, é preciso qualificar as ouvidorias para que elas não sejam somente canais para receber a manifestação e dar a resposta rápida e consistente ao cidadão. É preciso mais: emitir relatórios gerenciais, apresentar estatísticas dos dados consolidados, apontar a solução para os problemas indicados, auxiliar a gestão a disponibilizar informações públicas de maneira objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão. Alves observa que o Governo de Mato Grosso já está bastante adiantando nesse sentido, contudo é preciso avançar ainda mais.


 
Para entrar em contato com a Ouvidoria de Mato Grosso, o cidadão pode acessar o sistema disponível nos sites do Governo do Estado ou ligar no 162 ou no 0800-647-1520.





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