Novo sistema de urnas biométricas torna votação mais segura, diz tribunal
TSE escolhe mais 11 municípios para votar com digitais
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ampliou para 61 o número de municípios que usarão a urna biométrica - que usa características biológicas para fazer a identificação - nas eleições deste ano. O TSE anunciou nesta quinta-feira (4) que mais 11 municípios de quatro regiões terão que fazer a revisão do eleitorado para poder utilizar o novo sistema.
Para utilizar as urnas biométricas, os eleitores precisam fornecer a sua impressão digital. A partir daí, terão o acesso à urna liberado. De acordo com o TSE, o uso do novo sistema diminui os riscos de fraude na hora do voto.
Nas eleições municipais de 2006, as urnas biométricas foram utilizadas em apenas três municípios brasileiros.
Dos novos municípios escolhidos para utilizar o sistema, quatro são do Rio Grande do Norte e três do Maranhão. Também há um município dos estados do Piauí, Mato Grosso, Acre e São Paulo. O cadastramento deve começar até o próximo dia 18.
A revisão do eleitorado é feita periodicamente e ocorre em municípios onde o número supera 65% da população projetada para aquele ano pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quando o total de transferências de eleitores ocorridas no ano em curso é 10% superior ao do ano anterior ou nas situações em que o eleitorado é superior ao dobro da população entre dez e 15 anos, somada à de idade superior a setenta anos.
Comentários