Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 01 de Fevereiro de 2010 às 07:39

    Imprimir


A perda urinária involuntária, conhecida como incontinência urinária, gera situações constrangedoras de roupas molhadas pela dificuldade de segurar o xixi até chegar ao banheiro. A perda do controle da bexiga não é uma doença, mas um sintoma que pode surgir por determinadas causas e acometer de crianças a adultos, homens e mulheres.

Mas são elas que sofrem mais com o sintoma – 25% das mulheres, afirma o urologista Oskar Kaufmann, do Hospital Albert Einstein e São Luiz.

Esta perda de urina pode ser precedida de um esforço (tosse, espirro, risada ou exercícios), de uma vontade urgente de urinar ou de ambos.

- As mulheres têm três vezes mais chances de sofrerem incontinência urinária, por causa de fatores como o esforço físico causado pela gestação e por uma queda nos níveis de estrogênio depois da menopausa, informa Kaufmann.

Mas o que leva à incontinência urinária? O aumento do peso do conteúdo abdominal e uterino, devido à gravidez, é uma das causas, segundo o urologista.

- Durante a gestação, o aumento do volume abdominal e a presença da cabeça fetal na pelve podem causar uma pressão maior sobre o diafragma muscular pélvico, levando à flacidez dessa musculatura, explica.

Tipos de incontinência

Do ponto de vista de diagnóstico, existem quatro tipos de incontinência urinária. Cada qual pode incluir um tratamento baseado em mudanças no estilo de vida, medicação, exercícios especiais, cirurgia ou o uso de aparelhos e produtos, segundo Kaufmann. Conheça cada uma abaixo.

Incontinência de esforço: é causada por danos ou enfraquecimento dos músculos da pélvis, em especial do assoalho pélvico. Esse conjunto de músculos que fica na parte inferior da pélvis dá sustentação aos órgãos baixos, os ajuda a manter sua forma e a realizar suas funções adequadamente. Partos, menopausa, fraturas na pélvis e certos tipos de cirurgia, como histerectomia (remoção do útero), podem fazer com que esses músculos se tornem deficientes. Como resultado, qualquer atividade que exige um esforço repentino ou pressão na bexiga, como espirrar ou jogar tênis, pode causar a liberação de urina.

Incontinência de urgência ou bexiga hiperativa: a pessoa sente uma necessidade repentina de urinar e não consegue chegar ao banheiro a tempo. Ela ocorre quando há danos nos nervos que conectam o cérebro e a bexiga, resultando em contrações incontroláveis do músculo da bexiga, que forçam a eliminação da urina. Esses danos nervosos podem ser causados por derrames, traumas na medula ou doenças como esclerose múltipla, que causam disfunções nervosas.

Incontinência mista: algumas pessoas sofrem, simultaneamente, tanto de incontinência de esforço quanto de urgência.

Incontinência de superenchimento: neste tipo, o corpo produz mais urina do que a bexiga consegue armazenar, causando o vazamento ou "gotejamento" do excesso de urina. Ela pode ser resultado de uma obstrução ou de um mau funcionamento dos músculos da bexiga, que impedem que ela seja esvaziada completamente, causando vazamento da urina.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144122/visualizar/