Entre 1º de fevereiro e 1º de março não pode ocorrer corte de madeira em todo o Estado
Corte de madeira está proibido em MT
O corte de madeira está proibido em Mato Grosso entre os dias 1 de fevereiro e 1 de março. A suspensão da atividade é uma determinação da resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e a data foi escolhida pela Câmara Técnica Florestal, que reúne representantes e técnicos do setor. O objetivo da proibição é garantir a regeneração do solo e também reduzir os impactos ambientais. Será o primeiro ano de aplicação da nova norma.
O diretor executivo do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado, representante do setor de base florestal (Cipem) em Mato Grosso, Júlio César Bochega, explica que normalmente as empresas legalizadas reduzem o trabalho neste período porque o solo está muito molhado, o que dificulta o tráfego da máquina e aumenta o custo da produção. Os equipamentos quebram mais e os trabalhadores ficam muito tempo desocupados devido as chuvas.
Ele explica que a data foi escolhida por um consenso, mas os sindicatos e entidades da categoria podem pedir o acréscimo ou redução do tempo, conforme o resultado da paralisação.
A empresas que possuem madeira no pátio e também nos depósitos podem fazer o transporte do material. Apenas a retirada, nos 2 meses de restrição, é ilegal. Bochega assegura que os empresários prepararam-se para situação e aceleraram a extração, deixando o material pronto para o transporte. A resolução é para todo país, mas o prazo é determinado pela Câmara Técnica de cada Estado, conforme as particularidades climáticas e quesitos ambientais.
Comentários