Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 21 de Julho de 2013 às 17:21

    Imprimir


Em Mato Grosso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está investindo R$ 1,5 bilhão em construção de pontes, contornos, restauração, sinalização e duplicação de rodovias. De acordo com o superintendente substituto do órgão federal, Orlando Fanaia, entre os trechos em andamento está a duplicação de 45 quilômetros entre Rosário Oeste e o posto Gil. 


Lá, segundo ele, 70% dos serviços já foram executados. Os trabalhos também devem se estender por outros 60 quilômetros, entre Rondonópolis e Jaciara, por meio do sistema RDC (Regime Diferenciado de Contratações). "As empresas já estão mobilizadas e estão iniciando os serviços de levantamento", informou. Ele cita ainda que estão em andamento duas licitações para os trechos de Jaciara até a Serra de São Vicente, da Serra até Cuiabá e, da Capital até Rosário Oeste. Com isso, serão 380 quilômetros de pista duplicada. 


Conforme Fanaia, na BR-163, entre o KM zero (divisa com MS) e Sinop, está prevista a concessão para a iniciativa privada, por determinado período, que entre outras melhorias, prevê a duplicação o trecho de aproximadamente 800 quilômetros. Já na 364, entre Alto Araguaia até Rondonópolis, o Dnit realiza um estudo de viabilidade técnica e econômica para inclusão nas obras do PAC. 


"No Brasil, o Dnit tem feito concessões estruturadas das rodovias, por meio do programa Crema. Neste caso, a empresa entra e fica responsável pela restauração e manutenção da pista por um período. Se for funcional, são por dois anos e se for estrutural por cinco anos. O Dnit já tem vários contratos em andamento", comentou. Entre eles, Fanaia cita o trecho entre Barra do Garças até São Vicente, com 420 quilômetros. O superintendente garantiu ainda que o andamento das obras contratadas está dentro do previsto. (JD) 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/14431/visualizar/