Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 29 de Janeiro de 2010 às 03:57
Por: Vívian Lessa

    Imprimir


Apesar da crise, algumas redes registraram boa movimentação nas lojas durante o ano todo
Apesar da crise, algumas redes registraram boa movimentação nas lojas durante o ano todo

As vendas nos supermercados de Mato Grosso cresceram em média 5% em 2009 na comparação com o ano anterior. A informação é do presidente da Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Kássio Catena. O desempenho do varejo mato-grossense acompanhou o índice nacional que registrou aumento de 5,51% na comercialização do ano passado, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (28) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Segundo Catena, a performance positivo foi mais concentrada no segundo semestre. "Nos primeiros meses de 2009 as perspectivas não eram boas, porque a crise financeira mundial ainda assustava o setor". Ele acrescenta que a expectativa para este ano segue o resultado obtido no ano passado. "Se continuarmos crescendo a uma média de 5% ao ano, já estamos satisfeitos". Para o presidente da Asmat, em geral os preço dos produtos se mantiveram em Mato Grosso.

Os supermercadistas de grandes redes atuantes no Estado, confirmam a estabilidade nos valores dos itens, mas diferem do aumento ocorrido no ano passado. De acordo com a gerente operacional da rede Comper, Izilda Maria da Silva, as vendas cresceram cerca de 11% em 2009. Segundo ela, o desempenho positivo foi incentivado pelo comércio de bebidas. "Com a redução no preço das bebidas importadas, tivemos um incremento nesta seção". A gerente diz que a expectativa neste ano é o manter o mesmo patamar de crescimento, assim como o número de vagas de trabalho, que atinge 800 empregados em todo o Estado.

Já um dos proprietários rede Modelo, Altevir Magalhães, diz que a alta nas vendas não chegou a 1%. Conforme ele, a crise mundial ainda deixou efeitos negativos no segmento. Além disso, Magalhães pontua, que o movimento financeiro dos supermercados ficou abalado pelo agronegócio mato-grossense que não teve um desempenho tão positivo. A previsão para 2010, conforme o empresário, é que a comercialização fique entre 8% e 9% maior que 2009. Diante disso, ele espera aumentar a oferta de empregos na rede, ficando acima dos atuais 2,8 mil funcionários, porém não cita números.

Nacional - As vendas do setor supermercadista brasileiro aumentaram 5,51% em 2009 em relação a 2008, de acordo com a Abras. Em dezembro do ano passado, o crescimento real foi de 6,61% ante o mesmo mês do ano anterior. Em valores nominais, o incremento foi de 10,65% no acumulado de 2009 ante 2008. Já em dezembro, o crescimento nominal foi de 11,21%, sobre igual período do ano anterior e de 31,68% na comparação com novembro. A cesta básica registrou alta acumulada de 0,32% no ano passado.O produto com maior alta no ano passado foi o açúcar (+57,2%). Já a maior queda foram registrada no preço do feijão (-34,4%).





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144429/visualizar/