Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 27 de Janeiro de 2010 às 10:01
Por: Kelly Martins

    Imprimir


Câmara/Cba
Vereador Antônio Fernandes entra na disputa para a Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá
Vereador Antônio Fernandes entra na disputa para a Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá

O vereador de Cuiabá Antônio Fernandes (PSDB) vai concorrer na disputa pela Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá e já articula sua candidatura nos bastidores do Legislativo. Informações obtidas pelo Olhar Direto dão conta de que o parlamentar conta com o apoio da base tucana formada pelos vereadores Paulo Borges, Lueci Ramos e Roosivelt Coelho.

Dessa forma, o atual secretário municipal de Cultura e pré-candidato Adevair Cabral (PDT), que volta para a Casa de Leis no dia 5 de abril, deverá sair de “cena” e conceder o aval para Fernandes concorrer ao pleito. Também disputam o cargo os vereadores Clovito Hugueney (PTB) e Everton Pop (PP), que desistiu de pleitear uma cadeira na Assembleia Legislativa para concorrer à presidência.

Em entrevista ao Olhar, Adevair Cabral disse que não vai “abrir mão” da sua candidatura. “Não cedo o meu lugar para ninguém. Vou retornar para a Câmara até mesmo para isso. Na última eleição eu deixei de concorrer em apoio ao Deucimar, mas agora vou até o final”, declarou.

A situação pode gerar um verdadeiro embate entre o PDT e o PSDB, situação essa já registrada no último ano. Os pedetistas reivindicavam uma pasta no staff municipal, após apoio na campanha do prefeito da capital, Wilson Santos. O resultado foi a Secretaria de Cultura. Agora, a divergência com os tucanos pode apimentar novamente a relação na Casa de Leis.

Fernandes chegou a ser cogitado pelo prefeito para assumir a liderança do PSDB no Legislativo cuiabano, papel desempenhado pelo vereador Paulo Borges. O prefeito decidiu não fazer rodízio e manteve Borges na liderança. Além disso, Antônio Fernandes também teve a oportunidade de disputar como candidato a deputado estadual, mas não teria aceitado o convite.

A estratégia tucana é estabelecer uma aproximação de Antônio Fernandes com a administração municipal, pois, mesmo sendo do PSDB, o parlamentar manteve uma postura crítica da atual gestão no último ano.

O Olhar apurou ainda que dos 19 parlamentares da capital, os vereadores do PRTB, Néviton Fagundes e Totó César, o petista Lúdio Cabral e Arnaldo Penha (PMDB) já teriam sinalizado seguir com Fernandes.

Mesmo faltando um ano para a eleição da Mesa Diretora, que ocorre em janeiro de 2011, a movimentação para a sucessão do atual presidente, Deucimar Silva (PP), é intensa. Inicialmente, a vereadora Lueci Ramos chegou a ser colocada na disputa, mas teria desistido nos últimos dias. Ela concorreu à presidência na última eleição com Deucimar, mas foi derrotada depois que o pepista conseguiu formar o chamado Grupo dos 10, que lhe garantiu a maioria dos votos.

Clovito pertence ao tal grupo e foi eleito primeiro-secretário da Mesa Diretora. Porém, no decorrer de 2009, parece ter migrado para a oposição e se viu obrigado a escolher entre Deucimar e o amigo Lutero Ponce, diante do pedido de cassação do peemedebista. Já Everton Pop recebe o total apoio do atual presidente.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144671/visualizar/