Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 19 de Janeiro de 2010 às 13:11

    Imprimir


Getty Images
Memória recente funciona melhor após prática de exercícioos físicos como a corrida livre.
Memória recente funciona melhor após prática de exercícioos físicos como a corrida livre.

Além dos já conhecidos benefícios físicos da corrida, pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, concluíram uma pesquisa que mostra melhorias mentais ao caminhar ou correr com frequencia.

Ainda não foi provado que esse tipo de exercício é útil para o aumento da massa cinzenta, mas há uma relação entre o esporte e o aumento do fluxo sanguíneo na região cerebral, além de elevar a produção de hormônios.

A experiência foi feita em ratos divididos em dois grupos. Um deles passou corria regularmente. O outro não fez essa atividade. Após alguns dias, os animais passaram por testes de memória na tela de um computador.

Primeiro, os animais visualizavam dois quadrados um ao lado do outro. Ao tocarem o da esquerda recebiam uma bolota de açúcar e ao indicarem o da esquerda não recebiam recompensa. No início do teste as duas imagens idênticas tinham 30cm de distância uma da outra. Aos poucos, novas duplas de quadrados eram apresentadas, mas com distâncias sempre menores.

Ratos que corriam com regularidade tiveram um desempenho duas vezes melhor no teste. O objetivo era testar memórias recentes e semelhantes, o equivalente a um ser humano lembrar o que comeu nas refeições de hoje e de ontem.

Timothy Bussey, neurocientista comportamental da universidade, explicou ao jornal britânico Guardian que conforme as distâncias entre as figuras iam diminuindo os ratos sedentários tinham um desempenho pior na avaliação.

- Nessa fase do experimento o que provoca a diferença é a quantidade de células cerebrais. Sabemos que o exercício pode fazer bem para a vida saudável do cérebro, mas esse trabalho mostra pistas sobre o mecanismo.

Os ratos corredores aumentaram em 6.000 a quantidade de células cerebrais produzidas diariamente durante o período em que se exercitavam.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145531/visualizar/