Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Segunda - 18 de Janeiro de 2010 às 09:51
Por: Andréia Sadi

    Imprimir


Agência Brasil
Vice-presidentes dos principais cotados à Presidência não foram definidos.
Vice-presidentes dos principais cotados à Presidência não foram definidos.

Os principais candidatos à Presidência em 2010 já estão praticamente fechados, mas a vaga de vice dos partidos na disputa ainda patina em especulações. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e a senadora Marina Silva (PV) buscam um vice que “vai pagar a conta” do voto que eles não alcançam e que possa garantir maior tempo de TV na campanha eleitoral, dependendo do partido a que pertencem. Essa é a avaliação do cientista político Marco Antonio Teixeira, da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

- Seria uma forma [do vice] de ampliar o seu alcance, chegar a lugares que você não chega, mas não é só isso. Você tem que colocar na conta do vice a possibilidade de aumentar seu tempo na TV. Isso talvez hoje seja o elemento mais fundamental nas articulações políticas já que as campanhas têm como cenário principal a propaganda eleitoral gratuita.

 O cientista político da UnB (Universidade de Brasília) David Fleischer disse ao R7 que o vice traz as características que ficam “faltando para o candidato” e é uma relação onde casar “opostos que se atraem” dá certo.

- Quando Lula escolheu Alencar, em 2002, foi caminho aberto para o setor privado, sendo que Alencar era um homem muito bem sucedido e respeitado no setor privado, de um partido conservador.

Na época, o fato de Lula ter escolhido como vice Alencar (então PL, hoje PR) para compor sua chapa foi avaliada como uma forma de “tranquilizar” o eleitorado com medo de mudanças radicais na economia já que o atual vice era um nome do meio empresarial e Lula, uma figura mais ligada à esquerda. No ano passado, Lula disse que talvez não tivesse perdido tantas eleições se tivesse conhecido Alencar antes e o definiu como sua “cara-metade política”.

Para a candidatura de Dilma, são cotados os peemedebistas Henrique Meirelles (presidente do Banco Central), Michel Temer (presidente da Câmara) e Hélio Costa (ministro das Comunicações). O PMDB é o maior partido do país e, por isso, tem direito ao maior tempo na TV.

Serra não conta com a variedade de nomes da petista, mas muitos tucanos têm no governador de Minas, Aécio Neves, a sua principal aposta. Com isso, formaria a chapa puro-sangue, como é chamada a dupla de candidato e vice de um mesmo partido. O principal partido aliado do PSDB, o DEM, teria a prerrogativa de indicar o vice, mas foi abalado com o mensalão do Distrito Federal e admite ceder o posto se Aécio aceitar o desafio, de acordo com o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN).

- Aécio Neves é a preferência do DEM, o nome que mais soma. Não sendo, DEM reivindica essa função.

O PV de Marina Silva quer o empresário Guilherme Leal, da Natura, para compor a chapa, mas admite que o momento não é de definir vice e sim de elaborar as propostas para a candidata.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145671/visualizar/