Caracterizado por desequilíbrio hormonal, problema de saúde pode causar infertilidade
Acne em mulheres pode ser sinal de ovário policístico
Os motivos da formação da acne em adultos são geralmente os mesmos dos adolescentes, relacionadas a distúrbios hormonais e excesso na produção de sebo, substância produzida pelas glândulas sebáceas. No ano passado, a especialista em estética facial e corporal Blanch Marie percebeu um aumento de cerca de 40% nos casos de acne em pele adulta nos pacientes que procuram sua clínica, nos Jardins, em São Paulo.
Segundo ela, a ocorrência de acne em mulheres de 30 anos ou mais pode ser um indício da presença de ovários policísticos, que, caracterizados por um desequilíbrio hormonal, podem se transformar em síndrome e causar a infertilidade.
Quando uma mulher aparece na clínica com acne severa, a primeira providência é encaminhá-la para exame no ginecologista. Esse é normalmente um dos sinais de ovário policístico.
Porém, em muitas mulheres, a acne aparece devido ao uso de cosméticos não indicados para o seu tipo de pele. Para a especialista, os principais fatores causadores da acne são dietas ricas em gordura, problemas hormonais, emocionais, contraceptivos, estresse, baixa imunidade, comidas enlatadas, poluição e excesso de exposição solar.
Segundo a especialista, é importante manter a pele sempre limpa, para que os poros fiquem livres de impurezas, reduzindo a quantidade de sebo e evitando assim a infecção da pele. Ela recomenda também que pessoas com pele oleosa evitem produtos em creme, preferindo soluções em gel ou loção.
Comentários