Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Concursos/Empregos
Quinta - 14 de Janeiro de 2010 às 02:39
Por: Keity Roma

    Imprimir


O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Taisir Mahmudo Karim, se recusou a fornecer imagens do núcleo da Comissão de Vestibulares (Covest) ao Ministério Público Estadual (MPE). O órgão precisa dos vídeos para finalizar as investigações sobre a fraude na elaboração das provas do concurso público do Estado, confirmada em dezembro. A Unemat alegou que o material é sigiloso. A entidade recebeu um novo comunicado do MP ontem e terá 48 horas para efetivar a entrega.

“A Unemat, no uso de sua autonomia universitária, reserva-se no direito de classificar tais imagens como confidenciais e de interesse da sociedade e do Estado de Mato Grosso”, traz um trecho do documento enviado pela instituição ao MPE em dezembro. O ofício assinado pelo advogado da Unemat, Expedito Figueiredo Souza, frisa que as imagens só seriam entregues de imediato caso solicitadas ao governador do Estado Blairo Maggi.

“É no mínimo descabida e risível a alegação da Unemat para não entregar os vídeos. Estranhamente o reitor está adotando essa postura”, disse o promotor de justiça de Cáceres, Samuel Frungilo. O MPE enviou ontem a terceira notificação à universidade para que as imagens sejam cedidas em 48 horas após a notificação. O material das câmeras da Covest já havia sido solicitado em novembro e dezembro.

A Promotoria de Cáceres levou a resistência do reitor ao conhecimento do Juizado Especial. “Isso configura prática do crime de desobediência por parte do reitor, que é apurado pelo Juizado. Caso o reitor não cumpra a determinação até sexta-feira, adotaremos as medidas cabíveis. A conclusão das investigações está sendo atrasada por conta disso”, falou Frungilo.

O promotor pontuou que apesar da fraude já ter sido comprovada, ainda restam dúvidas sobre as dimensões dela. “Precisamos analisar essas imagens para saber se houve um vazamento maior do que se comprovou. Queremos ver se as salas eram de livre acesso e quais todas as pessoas envolvidas”. A reportagem telefonou para o reitor da Unemat, mas o celular dele estava desligado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146077/visualizar/