Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 11 de Janeiro de 2010 às 20:39
Por: Diana Brito

    Imprimir


Os termômetros da cidade do Rio chegaram a 40,1ºC nesta segunda-feira, pouco menos que domingo (10) 40,4ºC, quando a temperatura registrada foi a mais alta no país, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). De acordo com a meteorologista Marlene Leal, do instituto, a sensação térmica (temperatura x unidade relativa) chegou a atingir mais de 50ºC nos dois dias.

"A sensação térmica no Rio é de mais de 50ºC, a maior do Brasil. Isso por causa da umidade relativa [quantidade de vapor de água contido na atmosfera]. Se a gente tivesse umidade maior, a sensação de desconforto seria ainda pior. Se o ar está seco e seu corpo fica suado, ele seca mais facilmente. Mas se o ar está úmido, você vai transpirar, e o suor vai demorar a secar; assim, o desconforto é maior. Estamos com a umidade ideal, de 50%, não é baixa, nem alta", afirmou a meteorologista à Folha Online.

O calor intenso que atinge o Rio deve continuar nos próximos dias, ao menos até quarta-feira quando está prevista a chegada de uma frente fria, informou Marlene Leal. Ela disse ainda que as altas temperaturas são provocadas pela soma da radiação solar com a radiação terrestre.

"A leitura de [temperatura] máxima é feita à noite com a soma das duas radiações: solar e terrestre. Isso acontece depois das 16h com o efeito do retorno da temperatura que sobe do solo para o ar. A temperatura máxima nunca é registrada às 12h porque não é só radiação solar", explicou a meteorologista.

Segundo a especialista, o Rio pode entrar em estado de alerta na quarta-feira devido ao risco de pancadas de chuva. A frente fria que chegará ao Estado deve permanecer até sexta-feira (15).

"Primeiro a chuva deve passar pelo litoral de Santa Catarina, deve atingir São Paulo e, depois, Rio. Vamos saber nesta terça (12) se anunciamos alerta. Por enquanto, com a entrada da frente fria, a previsão é de vento forte e pancadas de chuva moderada a forte em algumas regiões, principalmente na zona sul do Rio, região serrana, Vale do Paraíba e Angra dos Reis. ", disse a meteorologista.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146341/visualizar/